quinta-feira, 1 de setembro de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Crianças e natureza: experiência vital

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com



“Nenhuma descrição, nenhuma ilustração de qualquer livro pode substituir a contemplação das árvores reais…” Maria Montessori

 

Muitas crianças saem de casa de manhã para ir à escola, regressam à tarde e no momento de brincar usam as telas eletrônicas. O resultado? Mais e mais crianças que deixam dia a dia de brincar livremente em contato com a natureza, especialmente nas grandes cidades, sem oportunidade de desenvolver-se de um modo mais feliz e pleno.

Estudos diversos apontam que são as experiências com a natureza que estimulam, na infância, o desenvolvimento cognitivo e emocional. Por isso, a criança que não vivencia um contato regular com o mundo natural perde capacidade de exploração, de criatividade, de destreza para os desafios da convivência e a resolução de problemas. Além disso, hoje também é sabido que as crianças que crescem em contato com a natureza adoecem menos, têm melhor concentração e autodisciplina, melhor coordenação física, equilíbrio e agilidade, são mais imaginativas, mais observadoras, mais empáticas, mais agradecidas e demonstram melhor capacidade de paz interior. Já as crianças que vivem enclausuradas, que brincam com habitualidade nos espaços artificiais, são mais suscetíveis a alergias, sobrepeso, obesidade, crescem pessoas ansiosas e agitadas, são mais inseguras e se entediam com mais facilidade.

Correr, cair, levantar, exercitar músculos e sentidos, colocar-se à prova, reconhecer insetos, plantar sementes, colecionar pedrinhas, são estímulos para o cérebro e também para as emoções. Porque tocar uma folha, cheirar uma flor, contemplar uma grande árvore, aproximar-se de uma borboleta ou de um bonito riozinho, essas experiências diversas, permeadas de estímulos naturais, provocam na criança sensações que suscitam emoções, que, por sua vez, ajudam a edificar virtudes, conhecimentos e memórias – mas as ricas memórias.

Crianças que vivem em contato com a natureza são, sem dúvida, mais felizes e mais conscientes do ponto de vista ambiental. Crescerão, portanto, mais inclinadas à paz, à compreensão e ao respeito uns pelos outros.

 

Notinhas

 

Richard Louv é o fundador da Children & Nature Network, organização que promove um movimento global para conectar crianças, famílias e comunidades à natureza, por meio de ideias inovadoras e colaboração. Ele oferece, por exemplo, dicas para as famílias levarem o contato com a natureza para a sua rotina (e mesmo nas grandes cidades): ensine esperança; valorize a natureza, onde quer que você esteja; combata a preguiça de sair de casa em dias de chuva e frio; estimule seu filho a expandir seus perímetros; fortaleça redes para ressignificar espaços (em São Paulo, por exemplo, em alguns bairros as ruas são fechadas nos domingos para as crianças brincarem livremente – e são denominadas “Rua do Lazer”).

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Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo que integra um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise.

Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

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