sábado, 10 de setembro de 2022

 



Alienação mental e sugestão de leituras    

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Amigo leitor, vou narrar-lhe uma fábula contada por Monteiro Lobato, o inesquecível autor d’O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Intitula-se O burro sábio:

 

No tempo em que os animais falavam, uma assembleia de bichos se reuniu para resolver certa questão.

Compareceu, sem ser convidado, o burro, e pedindo a palavra pronunciou longo discurso, fingindo-se estadista. Mas só disse asneiras. Foi um zurrar sem conta.

Quando concluiu, ficou à espera dos aplausos; mas o elefante, espichando a tromba para o seu lado, disse:

— Grande pedaço d’asno! Roubaste o tempo, a nós e a ti. A nós, porque o perdemos a ouvir asneiras; e a ti, porque muito mais lucrarias se o empregasses em pastar capim. Toma lá este conselho:

Um tolo nunca é mais tolo do que quando se mete a sábio. (In: Fábulas. Apud Hênio Tavares. Teoria literária. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 1984, cap. 4, p. 126).

 

Modernamente, as informações são-nos transmitidas a uma velocidade espantosa, graças ao extraordinário avanço da mídia. Entretanto, muitas pessoas que, em toda a sua vida, não chegaram a ler sequer um pequeno livro, ao lhes ser perguntado sobre o que disse esse ou aquele político, essa ou aquela emissora de televisão, os diversos grupos de WhatsApp, o Facebook, o Instagram etc., negam tudo o que contrarie seu ponto de vista.

Daí nossa sugestão de selecionar bem o que ler ou ouvir, nos modernos meios de comunicação. Caso contrário ficaremos na condição dos “burros sábios”: cheios de ideias ridículas em sua cabeça de “Maria vai com as outras”, mas perdendo seu tempo e o das demais pessoas ao abrir a boca para zurrar asneiras.

Em vez de ficar horas vendo, lendo e discutindo bobagens no celular, no computador ou na televisão, sugiro-lhe, leitor amigo, o aproveitamento de metade desse tempo para que também leia boas obras da literatura espírita. Comece pel’O Livro dos Espíritos e descubra, depois disso, um universo maravilhoso de livros, jornais, revistas, sites e blogs espíritas esperando por você, a fim de o ingressarem no mundo maravilhoso que o convida a, sem perda de tempo, conhecer sua origem no mundo espiritual, donde veio e para onde vai, após a breve passagem pela vida física.

Proponho-lhe, em seguida, o estudo da série A vida no Mundo Espiritual, ditada pelo espírito André Luiz ao médium Chico Xavier. O universo de boas obras literárias, espíritas ou não, é ilimitado. Também as obras dos espíritos Manoel Philomeno de Miranda e Joanna de Ângelis, entre outras dezenas de obras espíritas, são luzes sublimes para nossa alma, que nos curam da alienação mental.

Estou certo de que um estudo sério dessas obras nos inicia no conhecimento de nossa verdadeira essência, a espiritual. Sabendo quem somos, donde viemos, que fazemos aqui e para onde vamos, após esta curta vida material, teremos o conhecimento de “todas as coisas”, como anunciou Jesus (João, 14:26) sobre o advento do Espírito de verdade, o Consolador, que é o Espiritismo. Isso nos faz discernir o bem do mal, o certo do errado, para que não percamos tempo com o zurrar dos “burros sábios”.

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário