sexta-feira, 23 de setembro de 2022

 



A Evolução Anímica

 

  Gabriel Delanne

 

Parte 6

 

Damos prosseguimento ao estudo do clássico A Evolução Anímica, de Gabriel Delanne, conforme a 8ª edição da tradução de Manoel Quintão, publicada pela Federação Espírita Brasileira.

Esperamos que este estudo sirva para o leitor como uma forma de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.

Cada parte do estudo compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto indicado para leitura.

Este estudo é publicado sempre às sextas-feiras.

 

Questões preliminares

 

A. Os animais também conseguem comunicar-se entre si?

B. Os diversos graus das manifestações do princípio pensante são correlativos ao desenvolvimento orgânico das formas?

C. Foi o acaso que gerou as inúmeras espécies vegetais e animais?

 

Texto para leitura

 

56. Casos de imitação inteligente – como o ato de abrir fechaduras, de tocar uma campainha, de abrir portas – são também mencionados pelo Autor, envolvendo chimpanzés, cabras, gatos, cães e macacos. A faculdade de abstrair, ou seja, de tomar conhecimento dos objetos e determinar-lhes as qualidades sensíveis, como a cor, a dureza, a espécie, tem sido verificada também por diversos cientistas, como o naturalista Fisher que, por meio de engenhosas experiências, observou que os macacos mais inteligentes possuem a noção do número e sabem avaliar o peso dos objetos. Não é novidade, diz Delanne, que a pega (ave da família dos corvídeos) pode contar até cinco, pois quando os caçadores são em número menor ela não voa, até que eles se afastem. (Págs. 67 e 68)

57. Se a linguagem articulada é apanágio do homem, sabe-se que os animais da mesma espécie podem comunicar-se entre si. Darwin nota que nos cães domésticos temos o ladrido da impaciência, o da cólera, o grunhido ou uivo desesperado do prisioneiro, o da alegria quando vai a passeio, e finalmente o da súplica. É incontestável que animais como os elefantes, as formigas, os castores, os cavalos, se compreendem. Algumas vezes se veem as andorinhas deliberar antes de tomar um roteiro. As faculdades intelectuais também aumentam com exercícios reiterados, sobretudo nas espécies que mantêm contacto com o homem. (Págs. 68 e 69)

58. Se fizermos um confronto da suspensão do desenvolvimento da inteligência humana e o que ocorre com os animais, ver-se-á que a diferença não é substancial. Quando a função do espírito é tolhida pela conformação defeituosa do organismo, a alma só pode manifestar-se pelas formas rudimentares da inteligência. A idiotia é uma prova disso. Os idiotas completos são reduzidos ao automatismo: inertes, despidos de sensibilidade, falta-lhes até o instinto animal. Os idiotas de segundo grau têm instintos, mas a faculdade de comparar, julgar, raciocinar é neles mais ou menos nula. Os imbecis são os que possuem instintos e determinações raciocinadas, mas não podem elevar-se a noções quaisquer de ordem geral ou superior, ficando mais ou menos nivelados aos animais. (Págs. 69 e 70)

59. Se tivermos bem de vista os fatos retrocitados, a respeito dos selvagens, compreenderemos melhor a marcha ascendente do princípio pensante, a partir das mais rudimentares formas da animalidade, até atingir o máximo do seu desenvolvimento no homem. Os povos primitivos são vestígios que demonstram as fases do processo transformista, mas tais seres que nos parecem tão degradados são, ainda assim, superiores ao nosso ancestral da época quaternária, o que nos permite compreender que não existe diferença essencial entre a alma animal e a nossa. Os diversos graus observados nas manifestações inteligentes, à medida que remontamos à série dos seres animados, são correlativos ao desenvolvimento orgânico das formas. (Págs. 70 e 71)

60. Buffon adverte-nos que as aves representam tudo quanto se passa num lar honesto. Observam a castidade conjugal, cuidam dos filhos e o casal mostra-se valoroso até ao sacrifício em se tratando de defender a prole. Não há quem ignore o zelo da galinha na defesa dos pintainhos. O tigre, o lobo, o gato selvagem, embora ferozes, têm por suas crias o mais terno afeto. Darwin, Brahm e Leuret citam a respeito exemplos curiosos. E Leuret afirma que um macaco, cuja fêmea morrera, cuidava solícito do filhote esquálido e enfermo. À noite, ele o tomava ao colo para adormecê-lo e, durante o dia, não o perdia de vista um instante. (Pág. 71)

61. Os casos seguintes atestam que o amor do próximo é sentimento comum aos animais: I – Uma bugia (cinocéfalo, gênero de macacos de cabeça semelhante à do cão), notável por sua bondade, chegava a furtar e adotar cachorros e gatos pequenos, que lhe faziam companhia. Certa vez, um gatinho adotado arranhou-a. Ela, admirada com o fato, examinou-lhe as patas e, de imediato, com os dentes, aparou-lhe as garras. II – O sr. Ball relatou na Revue Scientifique o caso de um cão de fila salvo em um lago congelado por um terra-nova que, notando o seu desespero, decidiu ajudá-lo. III – Segundo Darwin, havia em Utah um velho pelicano completamente cego e aliás muito gordo, que devia o seu bem-estar ao tratamento e assistência dos companheiros. IV – O sr. Blyth afiançou ao notável naturalista ter visto corvos indígenas alimentando dois ou três companheiros cegos. V – O sr. Burton refere o caso curioso de um papagaio que tomara a seu cargo uma ave de outra espécie, raquítica e estropiada, e a defendia de outros papagaios soltos no jardim. VI – Revela o sr. Gratiolet o caso de um cavalo do antigo regimento de Beauvilliers, o qual, devido à idade, não mais podia mastigar o feno e a aveia. Dois outros animais passaram, então, a cuidar dele, retirando o feno da manjedoura e pondo-o à sua frente, depois de mastigado, procedimento que repetiam com a aveia, depois de bem triturada. (Págs. 71 a 73)

62. O sentimento do belo, que muitos imaginam seja apanágio da espécie humana, é cultivado igualmente pelos animais. Existem aves femininas que são atraídas pela beleza da plumagem dos machos, tanto quanto por seu canto melodioso. Romanes viu certa vez um galgo (cão muito utilizado na caça às lebres) acompanhar certa canção com latidos brandos. O cão do professor Delboeuf acompanhava regularmente com a voz um contralto na ária de A Favorita. O asseio é modalidade da estética e podemos assinalá-lo nas aves que limpam o ninho, nos gatos que fazem a sua toalete com minúcias e, principalmente, nos macacos. Refere Cuvier o curioso espetáculo das macacas que conduzem as crias ao banho, as enxugam e secam, dispensando-lhes tempo e cuidados que muitas crianças invejariam. (Pág. 73)

63. As aves jardineiras da Nova Guiné, pássaros da família das paradíseas, não se contentam com um simples ninho, pois constroem, fora da moradia ordinária, verdadeiras casas de recreio, que se tornam atestados de bom gosto. Há cabanas que atingem dimensões consideráveis. Há uma espécie que constrói sua casinha colorida de frutos e conchinhas e outras, como a Amblyornis inornata, que cercam suas casas de um jardinzinho artificial, feito com musgo disposto em tabuleiros e decorado com flores constantemente renovadas, bem como frutos de matizes fortes, seixos e conchas brilhantes. (Págs. 73 e 74)

64. Os sentimentos morais, como o remorso, o senso moral, a ideia do justo e do injusto, encontram-se, pois, em gérmen em todos os animais, demonstrando assim que não existe entre a alma do homem e a do animal mais que uma diferença de graus, tanto do ponto de vista moral, como do intelectual. O agente imortal que anima os seres é sempre uno e único. Manifestando-se de início sob as mais rudimentares formas, vai aperfeiçoando-se pouco a pouco, ao mesmo passo que se eleva na escala dos seres. Nessa longa evolução, desenvolve as faculdades latentes e as manifesta de modo mais ou menos idêntico ao nosso, à medida que se aproxima da Humanidade. (Pág. 74)

65. Assevera o grande naturalista Agassiz: “A gradação das faculdades morais, nos tipos superiores e no homem, é tão imperceptível que, para negar aos animais uma certa dose de responsabilidade e consciência, é preciso exagerar, em demasia, a diferença entre uns e outro”. Com efeito, se o princípio inteligente que anima os seres inferiores fosse condenado a permanecer eternamente nessa condição, Deus não seria justo, porque estaria favorecendo o homem em detrimento das outras criaturas. (Pág. 75)

66. Os inúmeros avatares, em milhares de organismos diferentes, devem dotar a alma de todas as forças que lhe hajam de servir mais tarde. Têm eles por objeto desenvolver o envoltório fluídico, dar-lhe a plasticidade necessária e fixar nele as leis cada vez mais complexas que regem as formas vivas. Não foi o acaso que gerou as inumeráveis espécies animais e vegetais. A inteligência, que tanto lutou para desprender-se de suas formas inferiores, guarda em si, ainda entorpecida pela viagem através das formas subalternas, as impressões do instinto e vê diminuir-se pouco a pouco o egoísmo, pois que no reino animal a maternidade já havia implantado na alma o sentimento do amor. (Págs. 75 a 77) (Continua no próximo número.)

 

Respostas às questões preliminares

 

A. Os animais também conseguem comunicar-se entre si?

Evidentemente. Se a linguagem articulada é apanágio do homem, sabe-se que os animais da mesma espécie podem comunicar-se entre si. Darwin notou que nos cães domésticos temos o ladrido da impaciência, o da cólera, o grunhido ou uivo desesperado do prisioneiro, o da alegria quando vai a passeio, e finalmente o da súplica. É incontestável que animais como os elefantes, as formigas, os castores, os cavalos, se compreendem. Algumas vezes se veem as andorinhas deliberar antes de tomar um roteiro. As faculdades intelectuais também aumentam com exercícios reiterados, sobretudo nas espécies que mantêm contacto com o homem. (A Evolução Anímica, pp. 68 e 69.)

B. Os diversos graus das manifestações do princípio pensante são correlativos ao desenvolvimento orgânico das formas?

Sim. Os povos primitivos são vestígios que demonstram as fases do processo transformista, mas esses seres, que nos parecem tão degradados, são, ainda assim, superiores ao nosso ancestral da época quaternária, o que nos permite compreender que não existe diferença essencial entre a alma animal e a nossa e que os diversos graus observados nas manifestações inteligentes, à medida que remontamos à série dos seres animados, são correlativos ao desenvolvimento orgânico das formas. (Obra citada, pp. 70 e 71.)

C. Foi o acaso que gerou as inúmeras espécies vegetais e animais?

Não. Foram os inúmeros avatares, em milhares de organismos diferentes, que dotaram a alma de todas as forças que lhe haveriam de servir mais tarde. Tiveram eles por objeto desenvolver o envoltório fluídico, dar-lhe a plasticidade necessária e fixar nele as leis cada vez mais complexas que regem as formas vivas. A inteligência, que tanto lutou para desprender-se de suas formas inferiores, guarda em si as impressões do instinto e vê diminuir-se pouco a pouco o egoísmo, pois que no reino animal a maternidade já havia implantado na alma o sentimento do amor. (Obra citada, pp. 75 a 77.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 5 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/09/blog-post_16.html

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário