sábado, 17 de setembro de 2022

 



Humildade

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Bom dia, alma amiga!

Toda palavra é um signo linguístico constituído por significante, que é o termo propriamente dito (imagem acústica associada a um significado, segundo Saussure), e seu significado, que é seu conceito, ideia (o conteúdo semântico do signo linguístico). Entretanto, o significante é único, mas o significado varia de acordo com o contexto em que ele está situado. Ou seja, um mesmo significante possui diversos significados a ele associados individualmente, conforme o contexto, a não ser em textos ambíguos.

Destaco, do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, e comento significados do termo humildade em quatro itens: 1) virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade; 2) sentimento de fraqueza, de inferioridade com relação a alguém ou algo; 3) reverência ou respeito para com superiores; acatamento, deferência, submissão; 4) condição do que é desfavorecido economicamente; pobreza, penúria.

Começo pelo último conceito. Há pessoas que vivem em tão alto grau de pobreza que perdem a noção de dignidade em relação àquelas que as podem auxiliar materialmente. Rebaixam-se à condição dos animais gratos àqueles que os tratam bem e não os deixam morrer à míngua de necessidade física, no caso humano alimento, saúde, vestuário e, em maior nível, habitação.

Nos conceitos em 3), estão os que se sabem limitados socioeconomicamente, pelos cargos e conhecimentos doutras pessoas, e, por esse motivo, tratam-nas respeitosamente. E o conceito em 2) implica também submissão e deferência contidas no item 3) de quem se dependa.

Esses três primeiros itens dizem respeito ao conceito socioeconômico e intelectual de humildade. Têm muito a ver com condição temporária, que pode se modificar, sem que a modéstia deixe de existir.

O mais elevado nível de humildade, entretanto, é o que está em primeiro lugar na lista acima: o da simplicidade, modéstia em relação ao que somos, ao que possuímos e ao que sabemos. É sobre ele que destaco alguns apontamentos úteis.

Na quarta mensagem do capítulo 6 d’O Evangelho Segundo o Espiritismo, o Espírito de Verdade propõe-nos este roteiro precioso para a paz espiritual, resultante do cumprimento do dever: “Tomai por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõem”.

No capítulo sete dessa mesma obra, o espírito Lacordaire, em mensagem de quatro páginas, no item 11, dentre outras coisas, diz o seguinte: “[...] sem humildade podeis ser caridosos para com o vosso próximo? Oh, não, pois este sentimento nivela os homens, dizendo que todos somos irmãos, que se devem auxiliar mutuamente e os conduz ao bem”.

Por fim, destaco o que diz o espírito Manoel Philomeno de Miranda, na obra Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos, capítulo 7, ao dizer que humildade não é covardia moral, pois “silenciar ante o erro é estimulá-lo”.

O que não é caridoso é humilhar alguém, mas esclarecer a falta de conhecimento alheio com respeito e amor é nosso dever. Somos todos irmãos, em Cristo, que, após sua ressurreição, diz a Madalena, ele que é o Senhor do Mundo, responsável perante Deus, nosso Pai, pela formação e destino da Terra: “[...] vá aos meus irmãos e diga-lhes que eu subo para nosso Pai e nosso Deus” (João, 20:17). Quanto maior a elevação moral e intelectual do espírito maior é sua humildade. Daí o respeito que lhe é, por direito, devotado pelos que lhe são inferiores.

Ninguém jamais foi tão humilde como Jesus, nosso modelo e guia, embora jamais deixasse de esclarecer seus irmãos com bondade e sabedoria divinas. Paz e luz!

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário