terça-feira, 20 de setembro de 2022

 



É parte do progresso querer progredir

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Se o próprio ser não reconhece a ilusória situação em que está, dificilmente outro conseguirá convencê-lo do recomeço. Sêneca muito ensinou com um de seus sábios pensamentos: “É parte da cura o desejo de ser curado”. Ou seja, se a parte principal não se interessa em renovar-se, pouco provável será a renovação.

Quanto mais conhecemos e nos deixamos conduzir pelo fluxo natural, mais compreendemos a nossa responsabilidade em tudo na vida. O que passamos é exclusivamente preparado por nós, não há como nos desvencilharmos disso, lei universal. Dessa forma, tudo o que acertamos ou nos enganamos nos recairá como conquista e felicidade ou desafio para superação; subimos os degraus ou permanecemos mais tempo no mesmo aprendizado. O pupilo não avança para a próxima série se ainda não assimilou as questões presentes. Extremamente, simples assim.

Quando o indivíduo está desfalecendo com vícios ou mau comportamento, porém ainda não reconhece a conduta e, severas vezes, a contesta, não há o que fazer até que chegue o bom tempo do despertamento, salutar compreensão. Quando um doente deseja curar-se, as terapias surtirão satisfatórios resultados, mas quando o enfermo não se interessa por sua cura, as terapias também serão impotentes.

A nossa mente possui um grande poder, fonte da energia essencial, e torna-se imprescindível querer-se melhorar nos aspectos precários. Para a perfeição, há distância imensurável, mas saber que somos perfectíveis já nos acalanta o coração. No entanto, por tantas vezes, reincidir em mesmas falhas já é querer perder tempo demais para começar a ser feliz.

À medida que nos ajudamos, o Universo nos ajuda, cria condições benfazejas aos nossos objetivos e nos impulsiona para mais perto da felicidade. Quando caminhamos ao nosso lado, mesmo em dias mais apáticos, vemos no horizonte a faixa laranja brilhante do próximo dia de sol. Sorrimos um pouquinho com a esperança. Sabe-se que o paraíso não é na Terra, mas os passos serão com mais confiança, receita certa para o crescimento.

Se o espírito reconhece o próprio valor e a sua responsabilidade, bem mais alegres serão os seus vindouros dias.

Se o espírito é criação divina, então, é questão temporal a sua ascensão e leveza e aceitar que a forma como cada um se encontra é somente o reflexo de tudo o que criou até agora, de fato, é um enorme passo para esse progresso.

Quando nos empenhamos em estudar as estrelas, é mais do que natural aprendermos sobre astronomia e praticarmos os exercícios propostos desse conteúdo até seguramente o assimilarmos.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário