terça-feira, 31 de janeiro de 2023

 



Por um instante, aceita-se pensar

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Em momentos que se começa a pensar que o céu ficará gris por mais tempo, que as flores não estão mais coloridas como antes, que o horizonte está delimitado, que a luz não estará no fim do túnel, que não haverá coragem para continuar, que a fragilidade parece a força maior, que o sorriso não quer mais sorrir, que o aperto interior é maior do que a liberdade... quando assim se pensa, deveras, parece tudo acabado. Mas que seja apenas por um instante e como estamos em eterna evolução e ainda em estágio muito elementar, sim, por um instante aceita-se pensar.

Porém a vida é formada pela grandeza completa de Deus, incomparável e absoluta, e não há motivo para afogar a esperança, pois a luz, sabe-se bem, que sempre entrará, mesmo na alcova escura e aparentemente inóspita. A luz é a vida latente em todo ser, ainda que este ser não se dê conta por agora. E as flores sempre se apresentarão coloridas, perfumadas e gentis. E o céu estará mais azul do que o anil que um dia já se viu.

Os momentos de descrenças existem para que a fé possa ser exercitada; estamos crescendo, embora pareça que nossos passos estejam lentos demais para frente. Há de se convir que querer adiar a paz não é nenhuma atitude de sabedoria, é apenas perdurar o sofrer. E ser otimista é ter o próprio antídoto contra o sofrimento.

Em episódios que o medo e o pessimismo tendem a querer fazer morada em nós, a oração pode ser o início da dispersão desses dois estados desprovidos de luz. A vida externa continua conforme sua própria rotina, mas é a vida interior que precisa ser restaurada, segura e confiante. Às vezes, só nos falta a rememória de todos os itens abençoados em nossa vida. Às vezes, os nossos olhos estejam condicionados a ver realmente o horizonte delimitado, talvez seja mais conveniente e fácil utilizarmos essa limitação. Talvez só precisamos sentir o afago vital, carinho que transcende, razão essencial: somos espíritos. No entanto tudo pode ser restaurado e reencaminhado.

Há infinitamente mais bênçãos do que pesares, apenas precisamos aflorar, em nosso coração, a vida. Em dias mais grises, examinemos três maravilhas em nós. Certamente, esse número se multiplicará e o céu voltará a ser azul.

E, de fato, a luz sempre estará no fim do túnel, o horizonte é infinito, as flores são coloridas e os braços amorosos da vida sempre nos abraçarão.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste linkhttp://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário