domingo, 14 de janeiro de 2018

Notas sobre o movimento espírita





Há exatos 50 anos surgia em Londrina o programa “Momento Espírita”

Angélica Reis – De Londrina, PR

Num dia como hoje – 14 de janeiro – nasceu, 50 anos atrás, o primeiro programa de rádio de iniciativa do movimento espírita de Londrina. Com o nome de “Momento Espírita”, tendo como redator Astolfo O. de Oliveira Filho, 23 anos na época, e como editor e apresentador o jovem Ezequiel Gonçalves (foto), 25 anos na ocasião, o programa fez sua estreia às 22h30 numa das emissoras de rádio da cidade e assim prosseguiu por vários anos, sempre aos domingos e no mesmo horário.
O nome da emissora é, no entanto, um mistério. Os principais personagens do programa divergem a esse respeito.
Para Astolfo Olegário, que redigiu os programas, a emissora foi a Rádio Tabajara, como está anotado nos originais em seu poder e como foi divulgado pelo jornal “Nosso Lar”, periódico publicado igualmente pelo Centro Espírita Nosso Lar. [Sobre o jornal “Nosso Lar”, sugerimos aos interessados que leiam a reportagem publicada na edição 536 desta revista. Para acessá-la, cliquem em http://www.oconsolador.com.br/ano11/536/especial2.html /]
Segundo Ezequiel Gonçalves, que os apresentou, a emissora foi a Rádio Difusora, como ele diz no depoimento seguinte prestado a esta revista, especialmente para a composição desta reportagem:
“Com referência ao programa, tudo começou em uma reunião no Centro Espírita Nosso Lar, da qual participaram, entre outros, o Célio (presidente do Centro), Astolfo Olegário e Espedito Castelo Branco, bem como outros companheiros participantes da Campanha Auta de Souza, da qual fazíamos parte. Foi quando alguém sugeriu que se divulgasse mais o trabalho de arrecadação de alimentos. Disse então que poderia ser através do rádio, comprometendo-me a tentar junto à Radio Difusora, pois na época eu pertencia ao quadro de Radio-Ator e Locutor na emissora. Astolfo Olegário de imediato se prontificou a redigir o programa.
Continuamos a sonhar, antecipadamente, pois ainda não tínhamos o referido horário, mas eu sugeri que o programa teria quer ser feito com 3 scripts, para uso de 3 pessoas, pois isso tornaria mais agradável a apresentação. Nessa reunião se encontrava o amigo Antonio Greca, que se prontificou a participar da apresentação, pois ele já apresentava o programa da Legião da Boa Vontade. Alguém sugeriu o nome do programa: Momento Espírita, aceito por unanimidade.
No dia seguinte falei com o gerente da emissora, Sr. Raul Zanoni. Disse-lhe como seria o programa, que ele seria redigido com responsabilidade e que eu o apresentaria com mais uma pessoa, mas que não tínhamos condições de pagar pelo horário.
Algum tempo depois, o Antonio Greca, por razões particulares, teve que deixar o programa. Foi quando o Jair Beraldo se ofereceu para assumir o lugar do Greca e assim permaneceu até o final”.
O depoimento acima coincide parcialmente com as informações que colhemos com Jair Beraldo, o outro apresentador, a quem Ezequiel se referiu em sua fala.
Astolfo Olegário pôs à nossa disposição o texto integral da edição primeira do “Momento Espírita”, bem como um interessante documento aprovado pelo “Nosso Lar”, datado de 7/12/1967, que contém o Plano Geral do programa, composto de três tópicos:
I – Objetivos
II – Composição
III – Roteiro do Programa.
No item “Composição” ficou definido que a redação estaria a cargo de Astolfo O. de Oliveira Filho e a apresentação sob a responsabilidade de Ezequiel Gonçalves, que também, ao preparar cada edição, selecionou e indicou o fundo musical utilizado em todas as passagens pertinentes aos tópicos de cada programa.
Lemos o texto integral do programa de abertura, assim constituído:
- Saudação inicial
- Página de Emmanuel extraída do Livro da Esperança
- Pensamentos de André Luiz, colhidos na obra Agenda Cristã
- Efemérides espíritas
- Soneto de Sebastião Lasneau, intitulado “Matemática negativa”
- Conto de Hilário Silva, do livro A Vida Escreve
- Noticiário destacando as atividades do Centro Espírita Nosso Lar e a estada de Chico Xavier em Londrina, ocorrida no final de 1967
- Lição n. 1 do Curso de Espiritismo: “Noções Elementares de Espiritismo”, baseado no livro O que é o Espiritismo, de Allan Kardec
- Seção de Perguntas & Respostas com base em O Livro dos Espíritos
- Prece final.
O jornal “Nosso Lar”, em sua edição n. 5, datada de 31 de janeiro de 1968, assim se referiu ao nascimento do programa radiofônico:
“O Centro Espírita Nosso Lar começou o Ano Novo concretizando mais um velho sonho dos espíritas londrinenses. Como se recorda, no dia 14 de janeiro, às vinte e duas horas e trinta minutos, estreou na rádio Tabajara de Londrina o programa intitulado MOMENTO ESPÍRITA.
Inaugurando o novel programa radiofônico, completa a diretoria de Nosso Lar mais uma de suas metas incluídas na plataforma administrativa com que foi eleita em março de 1967”.
Na edição n. 6, datada de 15 de março de 1968, o jornal “Nosso Lar” publicou a seguinte nota:
“Está já na 8ª apresentação o programa espírita do Nosso Lar: MOMENTO ESPÍRITA. Não deixe, leitor amigo, de sintonizar aos domingos a Rádio Tabajara, 840 kc, a partir das 22,30 horas, para ouvir o programa que leva até você instantes de entretenimento espiritual, notícias e estudo regular do Espiritismo. O MOMENTO ESPÍRITA é nosso irmão caçula. Apoie-o”.
No ano seguinte, exatamente no dia 20 de abril de 1969, com redação de Astolfo O. de Oliveira Filho e apresentação de Ezequiel Gonçalves e Jair Beraldo, estreou outro programa radiofônico: o “Arauto Espírita”, aí sim pela Rádio Difusora de Londrina, 690 Khz. O programa era apresentado aos domingos, às 18h30.
A estreia foi divulgada pelo jornal “Nosso Lar” em sua edição n. 13, de 31 de maio de 1969.


·     Este texto faz parte da edição n. 550 da revista O Consolador, publicada no dia 14 de janeiro de 2018. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano11/550/especial2.html





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário