terça-feira, 29 de maio de 2018




A vantagem que não passa de ilusão


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Se aos olhos do Pai tudo é percebido, grande ilusão é usar meios ou palavras insensatas, mas convincentes, para ludibriar quem quer que seja; isso seria apenas a criação da própria armadilha para o desfiladeiro no futuro. Há muito a se administrar na própria vida e não deveria sobrar tempo nem vontade para atitudes tão reprováveis.
Quantos iludidos corações se perdem e sofrem com palavras sussurradas brandamente, mas com significação contrária. Quantos aproveitadores imaginam conquistar alguma vantagem, porém, a humilhação, a vergonha e a desonradez serão as únicas a aplaudirem-nos em sua infelicidade.
Inúmeras atitudes em diversificados lugares podem garantir o sofrimento disfarçado de vantagem. Convencer alguém, em sentido contrário, de algo sem importar-se com as consequências visando somente o próprio, egoísta e orgulhoso benefício, de fato, é uma ação torpe, vergonhosa e totalmente ilusória. Pobre coração.
Atitudes “aparentemente” triviais como oferecer algo inferior garantindo ser de boa qualidade; pronunciar palavras com falso sentimento para garantir sua conquista; usar a mentira com olhar terno para alcançar o objetivo; desmerecer um coração e convencê-lo de que só em determinada circunstância poderá ser feliz, sinceramente, é uma desprezível condição. Vários são os recursos hábeis para a façanha da vantagem indevida e definitivo será o momento de sua reparação. Outro ponto tão inferior é valer-se do nome ou das palavras influentes de indivíduos respeitados para vergonhosamente usá-los em seus pobres e imprudentes projetos de vaidade. Mas o Pai sabe tudo e por seu eterno amor ainda aguarda o filho iludido ao retorno do caminho da verdade que traz paz ao coração... tão diferente do caminho que se tira proveito a qualquer custo criando densa atmosfera cujo maior sofredor é quem gerou.
Enquanto um indivíduo planta espinhos que o ferirão, graças a Deus, inúmeros outros corações plantam as mais benéficas sementes que lhes resultarão frutos maravilhosos na seara fraterna e abençoada do Mestre. A colheita é obrigatória. Trabalho sempre haverá, da mesma forma o número de oportunidades para o melhoramento ou não; o livre arbítrio se faz presente.
Quando o coração realiza bons atos parece que ele cria asas e quer voar. E como é extraordinário sentir-se em paz com boas atitudes, poder olhar a quaisquer olhos e não se envergonhar de nenhuma ação imprudente querendo tirar vantagem.
Amor e caridade são luzes no andamento da vida, portanto, iluminam a estrada trazendo discernimento a quem quiser aprender, já que todos possuem, de uma maneira mais intensa ou não, as características do que é do bem e tudo aquilo que ainda não alcançou a luz.
Armadilhas morais há em cada metro de situação e para onde o nosso coração quiser ir, mas se sabe que a felicidade real nasce da bondade e do trabalho realizado na seara abençoada cujos ingredientes indispensáveis são o amor e a caridade e de forma alguma nenhum outro tipo que seja de vantagem trazendo prejuízo ao irmão da caminhada.
A máxima incontestável “faça ao próximo o que deseja a si próprio” é de um ensinamento primoroso que atravessa o tempo.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário