Lição em Jerusalém
Irmão X (autor espiritual)
Muito significativa a entrada gloriosa de Jesus em
Jerusalém, de que o texto evangélico nos fornece a informarão. A cidade
conhecia-o, desde a sua primeira visita ao Templo, e muita gente, quando de sua
passagem por ali, acorria, pressurosa, a fim de lhe ouvir as pregações.
O povo judeu suspirava por alguém, com bastante
autoridade, que o libertasse dos opressores. Não seria tempo da redenção de
Israel? A raça escolhida experimentava severas humilhações. O romano orgulhoso
apertava a Palestina nos braços tirânicos. Por isso, Jesus simbolizava a
renovação, a promessa.
Quem operara prodígios iguais aos dele? Profeta
algum atingira aquelas culminâncias. A ressurreição de Lázaro, enfaixado no
túmulo, com sinais evidentes de decomposição cadavérica, espantava os mais
ilustres descendentes de Abraão. Nem Moisés, o legislador inesquecível,
conseguira realização daquela natureza. E o povo, naqueles dias de festa
tradicional, se dispôs a homenageá-lo, em regra.
Receberia o profeta com demonstrações diferentes.
Mostraria aos prepostos de César que Jerusalém não renunciava aos propósitos de
libertação, ciosa de sua autonomia, e, agora, mais que nunca, possuía um chefe
político à altura dos acontecimentos.
Jesus, certamente, não atenderia às imposições dos
sacerdotes e nem se submeteria ao suborno, ante as promessas douradas dos áulicos
imperiais. Em vista disso, quando o Mestre saiu de Betânia, a caminho da
cidade, alinharam-se fileiras de populares, saudando-o festivamente.
Anciães de barbas encanecidas acompanhavam o coro
dos jovens: - “Hosanas ao filho de David!” As mulheres gritavam,
entusiasticamente, amparando criancinhas a sustentarem, com graça, verdes ramos
de palmeira.
Os discípulos, ladeando o Mestre, sentiam o
efêmero júbilo provocado pelo mentiroso incenso da multidão. Os fiéis galileus,
guindados inesperadamente ao cume da popularidade, inclinavam-se com
desvanecimento, embriagados pelo triunfo. De espaço a espaço, esse ou aquele
patriarca fazia sinais a Pedro, Filipe ou João, convidando-os a se pronunciarem
discretamente:
- Quando se manifestará o Messias?
Os interpelados assumiam atitude de orgulhosa
prudência e respondiam, quase sempre, a mesma coisa:
- Estamos certos de que a homenagem de hoje é
decisiva e o Messias dar-nos-á a conhecer o plano das nossas reivindicações.
Jesus agradecia aos manifestantes de Jerusalém com
o olhar, mostrando, porém, melancólicos sorrisos. Demonstrando compreender a
situação, logo após, convocou os discípulos para uma reunião mais íntima, em
que lhes diria algo de grave.
Interpelados por alguns amigos, Tiago e João,
filhos de Zebedeu, informaram quanto ao anúncio do Mestre. Discutiria as
questões do presente e do futuro, e, possivelmente, seria mais claro nas
definições políticas da ação renovadora.
Por esse motivo, enquanto o Cristo e os
companheiros tomavam a refeição frugal do cenáculo, verdadeira multidão
apinhava-se, discreta, nas adjacências. O povo aguardava informações do colégio
apostólico, entre a ansiedade e a esperança.
Finda a reunião, e enquanto Jesus e Simão Pedro se
demoravam em confidências, seis discípulos vieram, cautelosos, à via pública. A
fisionomia deles denunciava preocupações e desencanto.
Começaram os comentários, entre os
intelectualistas de Jerusalém e os pescadores da Galileia.
- Que disse o profeta? - perguntou o patriarca,
chefe daquele movimento de curiosidade. - Explicou-se, afinal?
- Sim - esclareceu Filipe com benevolência.
- E a base do programa de nossa restauração
política e social?
- Recomendou o Senhor para que o maior seja servo
do menor, que todos deveremos amar-nos uns aos outros.
- O sinal do movimento? - indagou o ancião de
olhos lúcidos.
- Estará justamente no amor e no sacrifício de
cada um de nós - replicou o Apóstolo, humilde.
- Dirigir-se-á imediatamente a César,
fundamentando o necessário protesto?
- Disse-nos para confiarmos no Pai e crermos também
nele, nosso Mestre e Senhor.
- Não se fará, então, exigência alguma? - exclamou
o patriarca, irritado.
- Aconselhou-nos a pedir ao Céu o que for
necessário e afirmou que seremos atendidos em seu nome - explicou Filipe, sem
se perturbar.
Entreolharam-se, admirados os circunstantes.
- E a nossa posição? – resmungou o velho - Não
somos o povo escolhido da Terra?
Muito calmo, o Apóstolo esclareceu:
- Disse o Mestre que não somos do mundo e por isso
o mundo nos aborrecerá, até que o seu Reino seja estabelecido.
Espocaram as primeiras gargalhadas.
- Mas o profeta - continuou o israelita exigente -
não assinou algum documento, nem se referiu a qualquer compromisso com as
autoridades?
- Não - respondeu Filipe, sincero e ingênuo -,
apenas lavou os pés dos companheiros.
Oh! para os filhos vaidosos de Jerusalém era
demais. Surgiram risos e protestos.
- Não te disse, Jafet? - falou um antigo fariseu
ao patriarca. - Tudo isso é uma farsa.
Um moço pedante afiançou, depois de detestável
risada:
- Muito boa, esta aventura dos pescadores!
Dentro de alguns minutos, via-se a rua deserta.
Desde essa hora, compreendendo que Jesus cumpria, acima de tudo, a Vontade de
Deus, longe de qualquer disputa com os homens, a multidão abandonou-o.
Os discípulos, reconhecendo também que Ele
desprezava todos os cálculos de probabilidade do triunfo político,
retraíram-se, desapontados. E, desde esse instante, a perseguição do Sinédrio
tomou vulto e o Messias, sozinho com a sua dor e com a sua lealdade,
experimentou a prisão, o abandono, a injustiça, o açoite, a ironia e a
crucificação.
Essa foi uma das ultimas lições d’Ele, entre as
criaturas, dando-nos a conhecer que é muito fácil cantar hosanas a Deus, mas
muito difícil cumprir-lhe a Divina Vontade, com o sacrifício de nós mesmos.
Do livro Lázaro
Redivivo, obra mediúnica psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier.
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