sábado, 19 de maio de 2018





Versão machadiana do Salmo 23
   
JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

— Boa noite, Machado. Qual texto bíblico você vai parafrasear?
— Jó, na esfera do amor fraterno universal, a sexta dentre as sete esferas da Terra, dizem que Davi arrependeu-se do que disse no seu Salmo 23, ao perceber que seu texto priorizava a primeira pessoa do singular. Algo próprio dos reis, que se consideram acima da humanidade. Então, resolvi atualizar seu salmo, visando à impessoalidade e à valorização do nós, pronome que será comum a todos os seres humanos um dia. Já é uma prévia do sentimento de todas as pessoas de bem, as quais prevalecerão quando a ditadura for anacrônica e o egoísmo desaparecer da Terra.
Nossa versão, revista, atualizada e aprovada... é a seguinte:

O Senhor é nosso Pai

O Senhor é nosso Pai, e nada nos faltará; se formos previdentes, laboriosos e fizermos ao próximo o que desejamos que ele nos faça.
Dá-nos camas aconchegantes para o repouso, não como estímulo à ociosidade, mas como refazimento de forças para nosso labor diário.
Guia-nos aos mananciais de águas cristalinas, mas recomenda-nos, também, cuidar das nascentes...
Refrigera-nos a alma, se não a macularmos com o mal.
Guia-nos pelas veredas da justiça, desde que sejamos equânimes com nosso próximo e que não pautemos nossos julgamentos pelo egoísmo e conveniência próprios.
Ainda que andemos pelo vale da sombra e da morte, na companhia de Deus, nada temeremos, pois sua Luz faz brilhar nossos passos.
Seu Amor aquece-nos nas horas amargas, e a esperança segue conosco.
Prepara-nos mesa farta, sem distinção alguma, unge nossas cabeças com óleo, nosso cálice transborda. Não mais haverá fome no mundo, quando compreendermos que, como filhos de Deus, todos somos irmãos. E as próprias leis humanas atuais exigem a assistência entre irmãos.
Certamente, a Bondade e a Misericórdia seguir-nos-ão. E habitaremos a Casa do Senhor eternamente. Então, a humildade, a fraternidade e a compaixão reinarão soberanas na Terra e no Céu.

— Que lindo, Machado!
— Obrigado, Jó, mas tudo o que foi dito acima se resume na frase inspirada a Allan Kardec: “Fora da caridade não há salvação!” (O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, item 5.). Sendo Deus nosso Pai, somos filhos do Amor, e, como tais, precisamos exercitar a caridade, amor em ação, entre todos nós. É nisso que está a felicidade!





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário