O Espiritismo perante a Ciência
Gabriel Delanne
Parte 11
Continuamos o estudo do clássico O Espiritismo perante a Ciência, de
Gabriel Delanne, conforme tradução da obra francesa Le Spiritisme devant la Science.
Nosso objetivo é que este estudo possa
servir para o leitor como uma forma de iniciação aos chamados Clássicos do
Espiritismo.
Cada parte do estudo compõe-se de:
a) questões preliminares;
b) texto para leitura.
As respostas às questões propostas
encontram-se no final do texto abaixo.
Questões preliminares
A. Há alguma semelhança, quanto ao
modo de operar, entre o hipnotismo e o magnetismo?
B. Os animais podem também ser
hipnotizados?
C. Os sentidos se ampliam quando a
pessoa está no estado sonambúlico?
Texto para leitura
273. Voltemos aos trabalhos de
Charcot. O estado letárgico ou soporífero, que vimos suceder ao estado
cataléptico, cessa imediatamente quando se sopra a fronte do paciente. Há,
ainda, uma particularidade notável: pode-se, à vontade, passar o doente do
estado letárgico ao cataléptico; basta para isso abrir-lhe a pálpebra, de sorte
que a luz possa impressionar-lhe a retina. É preciso, para obter as alterações,
que a claridade ou a obscuridade sejam produzidas bruscamente, sem o que o
paciente se conservará na última fase em que estava. A influência luminosa não
é o único agente que provoca o hipnotismo.
274. Sentando-se uma doente na caixa
de ressonância de um grande diapasão, e afastando-se por meio de uma haste,
violentamente, os ramos deste, o diapasão vibra e a sensitiva entra em
catalepsia; suprimindo-se instantaneamente o som, a letargia se declara com os
mesmos sintomas que no caso precedente. Enfim, chegou-se também a produzir os
mesmo efeitos por meio do olhar. Nesse caso, o olho do experimentador substitui
as ações físicas mencionadas acima e é dessa maneira que Donato e Carl Hensen
obtêm magníficos resultados.
275. Uma passagem do livro que
Bernheim, professor da Faculdade de Nancy, publicou, ultimamente, sobre o
hipnotismo faz-nos ver que ele se ocupou muito com o assunto: “Eis como procedo
para obter o hipnotismo. Começo por dizer ao doente que é possível curá-lo ou
aliviá-lo pelo sono; que não se trata de nenhuma prática nociva ou
extraordinária, mas de simples sono que se pode provocar em qualquer pessoa,
sono calmo, benéfico, etc. Em caso de necessidade faço dormir em sua presença
uma ou duas pessoas, para mostrar-lhe que o sono nada tem de penoso, nem
servirá para experiências; quando afasto do seu espírito a preocupação que a
ideia do magnetismo faz nascer e o temor um tanto místico ligado a esse
desconhecido, o paciente se torna confiante e entrega-se. Digo-lhe, então:
Olhe-me bem e só pense em dormir. Vai sentir peso nas pálpebras e fadiga nos
olhos; seus olhos piscam, vão umedecer-se; a vista torna-se confusa, os olhos
fecham-se. Alguns pacientes fecham os olhos e dormem imediatamente. Com outros,
repito, acentuo, acrescento o gesto, pouco importa a sua natureza. Coloco dois
dedos da mão direita diante dos olhos da pessoa e convido-a a fixá-los, ou, com
as duas mãos, passo-as de cima para baixo, diante dos seus olhos; ou, ainda,
faço com que fixe meus olhos, e me esforço em concentrar sua atenção na ideia
do sono. E digo: suas pálpebras se fecham; não poderá mais abri-las; tem um
peso nos braços, nas pernas; não sente mais nada; suas mãos estão imóveis, nada
mais vê; o sono chega, e acrescento em tom imperioso: – durma. Muitas vezes
esta palavra tudo resolve os olhos se fecham, o doente dorme.”
276. Paremos um instante, para
assinalar a curiosa semelhança entre a maneira de operar de Bernheim para
hipnotizar e a que emprega Deleuze para magnetizar. O professor Bernheim faz
gestos, passeia as mãos de cima a baixo do doente e termina pronunciando com
voz imperiosa a palavra durma! Os magnetizadores não fazem outra coisa, e como
os resultados obtidos por Bernheim são os mesmos que relatamos no artigo do
sonambulismo, estamos no direito de concluir que magnetismo e hipnotismo não
passam de denominações diferentes do mesmo fenômeno. Os processos descritos no
memorial do doutor, para determinar o sonambulismo, podem ser considerados como
um aperfeiçoamento do método magnético, relativo à produção do sono, como vamos
ver; o que se segue vai prová-lo de modo evidente.
277. Bernheim prossegue: “Se o
paciente não fecha os olhos ou não os conserva fechados, não prolongo a fixidez
das suas vistas nas minhas ou nos meus dedos: porque alguns mantêm os olhos
indefinidamente arregalados, e em vez de conceberem, assim, a ideia do sono, só
têm a de fixar com rigidez; fechar os olhos dá então melhor resultado. Ao fim
de dois minutos ou três, no máximo, mantenho-lhe as pálpebras fechadas ou as
abaixo, lenta e docemente, sobre os globos oculares, fechando-os
progressivamente cada vez mais, imitando o que se dá quando o sono vem
naturalmente; acabo por mantê-los fechados, continuando com a sugestão: – Suas
pálpebras estão coladas, não poderá mais abri-las; torna-se cada vez maior a
necessidade de dormir; não resistirá mais. Abaixo gradualmente a voz e repito a
injunção – durma! É raro que se passem quatro ou cinco minutos sem que o sono
venha. Em alguns, consegue-se melhor, procedendo com doçura; em outros,
rebeldes à sugestão doce, convém a aspereza, o tom autoritário, para reprimir a
tendência ao riso ou a veleidade de resistência involuntária que esta manobra
pode provocar. Muitas vezes, em pessoas aparentemente refratárias, fui bem
sucedido, mantendo por muito tempo a oclusão dos olhos, impondo silêncio e
imobilidade, falando continuamente e repetindo as mesmas fórmulas: ‘Você sente
um entorpecimento, um torpor; seus braços e suas pernas estão imóveis; eis que
aparece calor em suas pálpebras; seu sistema nervoso se acalma; você não tem
mais vontade; seus olhos permanecem fechados; o sono chega’, etc. Ao fim de
oito a dez minutos dessa sugestão auditiva prolongada, retiro os dedos e os
olhos ficam fechados; levanto os braços, eles permanecem no ar; é o sono
cataléptico. Muitas pessoas se impressionam logo na primeira sessão; outras, na
segunda ou na terceira. Depois de uma ou duas hipnotizações, a influência torna-se
rápida. Basta, quase, olhá-las, estender os dedos diante dos seus olhos e dizer
“durma”, para que, em alguns segundos, instantaneamente, mesmo, os olhos se
fechem e todos os fenômenos do sono apareçam. Outros não adquirem, senão ao fim
de certo número de sessões, em geral pouco numerosas, a aptidão de dormir
depressa.”
278. Tentaram fazer, a respeito dessas
experiências, as mesmas observações que para o magnetismo; quiseram atribuí-las
a efeitos da imaginação. Durante muito tempo, esse argumento foi o cavalo de
batalha de nossos adversários, mas demonstrou-se que o hipnotismo se exercia,
também, sobre os animais. Desde então, foi-se a explicação dos incrédulos. Um
frango, que se prende a uma tábua, onde se traça um risco, fica logo em estado
hipnótico, se o obrigam a olhar para esse risco, durante certo tempo.
279. Deveríamos ter já mencionado os
trabalhos de Liébault, de Nancy, que serviram de ponto de partida a Bernheim,
na publicação de sua brochura. Liébault, sem conhecer as pesquisas de Braid, estudou,
muitos anos, particularmente sob o ponto de vista terapêutico, as questões que
se ligam ao hipnotismo.
280. Em 1886, ele publicou um livro
importante sobre o Sono e os estados análogos, que passou quase despercebido.
Levando mais longe que o médico inglês o método sugestivo, ele o aplicou com
êxito na cura de algumas doenças. Ultimamente, a curiosidade pública foi
vivamente suscitada por duas conferências feitas no círculo St. Simon, por
Brémaud, doutor da infantaria de marinha. O interesse que elas apresentavam
vinha do espírito científico do autor e do caráter especial do auditório,
composto em grande parte de membros do Instituto.
281. Tratava-se de demonstrar não
somente que o hipnotismo é uma verdade, coisa incontestável depois dos sábios
trabalhos de Charcot e Dumontpallier, mas, ainda, que esse estado pode ser
produzido em quaisquer indivíduos, e não especialmente em histeroepilépticos,
como pretendiam os retardatários da ciência, que fizeram dessa condição o
último refúgio da resistência às novas doutrinas.
282. O Doutor Brémaud, depois de haver
sido testemunha de um caso de hipnotismo parcial, na ilha Bourbon, não pensava
mais nessas estranhas manifestações, quando, há dois anos, o famoso Donato veio
dar em Brest representações de magnetismo. As mesmas experiências que, por um
momento, abalaram Paris inteiro, produziram em Brest extraordinária emoção.
Amigos pediram a Brémaud, cuja consciência científica conheciam, que
investigasse a parte de verdade e a de charlatanismo que podiam existir nessas
exibições.
283. O que intrigara o doutor,
conhecedor dos trabalhos da Salpêtrière, era ver Donato operar em grande número
de jovens de Brest, que não pareciam doentes, e com os quais tinha prontamente
obtido resultados análogos. Pôs-se à procura da maior parte dos que se haviam
prestado à influência de Donato, fê-los vir a sua casa, estudou-os de perto e,
sem muito trabalho, conseguiu produzir neles os mesmos efeitos que o
magnetizador. Com seu concurso, deu algumas sessões na Escola de Medicina Naval,
onde reproduziu, exatamente, todos os exercícios de que tanto o público se
havia admirado. Prosseguiu as experiências em muitos marinheiros postos à sua
disposição e chegou à certeza de que, entre os homens reputados sãos de corpo e
de espírito, havia grande número suscetível de ser posto em estado de
hipnotismo, letargia, catalepsia e sonambulismo, verificado já em indivíduos
atingidos de histeria e epilepsia.
284. Um segundo resultado foi o de
notar, no desenvolvimento desses estados mórbidos que formam série progressiva,
um estado inicial que, segundo ele, não se produziria nos histeroepilépticos,
até aqui observados, e que denomina fascinação. O paciente é, a princípio,
fascinado, isto é, antes de chegar à letargia ou à catalepsia, cai em estado de
abulia completa, ou por outra, perde a vontade, torna-se o escravo do operador;
puro autômato, obedece inconscientemente a qualquer impulso. O segundo grau,
provocado por processos mais simples, é a letargia e depois a catalepsia, pela
contração dos músculos. Esta se obtém parcial ou total, à vontade; uma pancada
num membro; ligeira fricção fá-la cessar.
285. Da letargia passa-se ao
sonambulismo. Neste último estado, certos sentidos ou certas faculdades,
conforme os indivíduos, adquirem uma acuidade ou um poder verdadeiramente
espantosos. O Doutor Brémaud citou exemplos muito notáveis, se bem que estejam
longe de poder comparar-se aos assinalados por Braid.
286. Um de seus pacientes, que ele
tinha em seu gabinete, perto do fogão, repetiu-lhe a conversa que duas pessoas
mantinham em voz baixa na rua, a uns 50 metros. Um dos seus parentes,
sonambulizado, resolveu, sem esforço, difícil problema de trigonometria, que não
compreendia acordado, nem mesmo compreendeu depois de voltar ao estado normal.
287. Notemos ainda, que, segundo o
hábito dos homens de ciência, Brémaud atribui aos sentidos um papel que eles
não podem representar. Não é crível que o ouvido, faculdade particular do
organismo, possa projetar-se para o exterior, franquear paredes e irradiar a
cinquenta metros, de maneira a acompanhar uma palestra em voz baixa. Não se
percebe, também, como um rapaz poderia resolver melhor um problema de
trigonometria, mergulhado no sono do que em estado normal. Admitida a alma,
tudo se explica, se torna simples e compreensível.
288. Como os fatos valem mais que as
narrativas, Brémaud fazia-se acompanhar de dois rapazes de 23 e 26 anos,
pessoas conhecidas, com uma situação oficial ao abrigo de qualquer suspeita e
em perfeito estado de saúde. À medida que descrevia os fenômenos, ele os ia
produzindo e fazendo verificar pelo auditório. A catalepsia era bem real; a
contratura das pernas, dos braços, do corpo bem positiva, o estado sonambúlico
perfeito. Todos se renderam à evidência, e experiências muito curiosas foram
feitas sucessivamente. Assim, viu-se um desses jovens, posto em estado de
fascinação, obedecer instantaneamente a qualquer ordem; ouviram-no repetir,
como um perfeito fonógrafo, palavras chinesas, russas, com exata entonação,
como se estivesse habituado a falar esses idiomas e em estado de
compreendê-los.
289. A outro se fez beber um copo
d'água; persuadiram-no de que havia bebido catorze copos de cerveja, e em
consequência ele sentiu-se realmente embriagado, ou então via efetivamente as
figuras que representavam no espaço, e ria, se eram engraçadas, amedrontava-se,
se eram aterradoras.
290. Observação muito importante: se,
enquanto o paciente está nessa contemplação, se lhe põe diante dos olhos um
vidro prismático, ele vê duas figuras, o que prova, diz o Doutor Brémaud, que
não há, propriamente, alucinação, isto é, exteriorização de uma ideia
subjetiva, mas ilusão sensível produzida pela ação do raio luminoso sobre os
nervos oculares.
291. O Doutor Brémaud mostrou aos
assistentes fenômenos inesperados: a aniquilação da vontade e mesmo do eu, a
dissociação das funções, cuja unidade constitui a vida psíquica normal, estado
de insensibilidade, rigidez, letargia, onde a própria vida parece desaparecer,
e em seguida uma excitação nervosa, onde os músculos, os sentidos e certas
faculdades intelectuais adquirem poder espantoso.
292. Todos esses fenômenos não são
novos e só são curiosos porque produzidos em pessoas jovens perfeitamente sãs
de corpo e de espírito e porque o doutor Brémaud não pode ser acusado de
charlatanismo.
Respostas às questões preliminares
A. Há alguma semelhança, quanto ao modo de operar, entre o
hipnotismo e o magnetismo?
Sim. Delanne menciona essa semelhança
comparando a maneira de operar de Bernheim para hipnotizar e a que empregava
Deleuze para magnetizar. O professor Bernheim fazia gestos, passeava as mãos de
cima a baixo do doente e terminava pronunciando com voz imperiosa a palavra
durma! Os magnetizadores não faziam outra coisa, e como os resultados obtidos
por Bernheim eram os mesmos, Delanne entende que magnetismo e hipnotismo não
passam de denominações diferentes do mesmo fenômeno. (O Espiritismo perante a Ciência, Segunda Parte, Cap. IV – O hipnotismo.)
B. Os animais podem também ser hipnotizados?
Sim. Um frango, que se prende a uma
tábua, onde se traça um risco, fica logo em estado hipnótico, se o obrigam a
olhar para esse risco, durante certo tempo. (Obra citada, Segunda Parte, Cap.
IV – O hipnotismo.)
C. Os sentidos se ampliam quando a pessoa está no estado
sonambúlico?
Sim. Certos sentidos ou certas
faculdades, conforme os indivíduos, adquirem uma acuidade ou um poder
verdadeiramente espantosos. O Doutor Brémaud cita a respeito exemplos muito
notáveis, se bem que estejam longe de poder comparar-se aos assinalados por
Braid. (Obra citada, Segunda Parte, Cap. IV – O hipnotismo.)
Observação:
Para acessar a parte 10 deste
estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/05/o-espiritismo-perante-ciencia-gabriel_22.html
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