domingo, 24 de maio de 2020



Raros são aqueles que voltam ao plano espiritual na época certa

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@gmail.com
De Londrina-PR

Excetuando-se os casos de suicídio, há quem pense que nós morremos e retornamos ao mundo espiritual na época que Deus ou seus prepostos estabeleceram.
Esse é, no entanto, um pensamento equivocado, porque raros voltam ao plano extrafísico na ocasião prevista.
André Luiz, autor da série Nosso Lar, apresenta-nos em sua obra o termo completista, utilizado na espiritualidade para designar as pessoas que aproveitam de forma integral as oportunidades construtivas oferecidas pela reencarnação e, por conseguinte, regressam na época certa à verdadeira vida.
O conceito de completista apareceu pela primeira vez no cap. 12 do livro Missionários da Luz, e passou desde então a fazer parte dos textos espíritas.
Em uma obra publicada posteriormente – Obreiros da Vida Eterna, cap. 16 – André Luiz relata o caso de Fábio, espírita dedicado que tivera existência modesta e limitara o voo das ambições mais nobres, no culto da espiritualidade redentora. Considerado completista, Fábio foi, ao desencarnar, recebido com festa na espiritualidade.
Apesar de ter sido acicatado por dificuldades sem conta, no transcurso da experiência recém-finda, Fábio se esforçara pela tranquilidade familiar, de modo que, quando desencarnou, deixou esposa e filhos amparados na fé viva. Embora não lhes legasse facilidades econômicas, ele afastou-se do corpo físico jubiloso e confortado, com a glória de haver aproveitado bem as oportunidades recebidas. Afeiçoado profundamente ao Evangelho do Cristo, viveu-lhe os princípios renovadores, conseguindo iluminar a mente da companheira e construir bases sólidas no espírito dos filhinhos, orientando-os para o futuro.
Casos como o de Fábio são, infelizmente, muito raros.
Por que raros?
São raros porque nosso corpo material dificilmente consegue manter-se saudável quando nos deixamos envolver pelos excessos na mesa, pelos alcoólicos, pelo tabagismo, pela inexistência de exercícios físicos ou pela não observância de uma dieta adequada e de uma vida moralmente equilibrada, fatores que o vão minando, fazendo com que uma pessoa que deveria chegar aos 80 anos de idade não ultrapasse, às vezes, os 60 anos.
A lição que disso extraímos é muito clara.
Se quisermos obter em nossa volta ao mundo espiritual o título de completista, é importante que saibamos que esse prêmio não nos será concedido gratuitamente e que importa colaboremos para conquistá-lo, cuidando do corpo tanto quanto cuidamos da alma.



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário