terça-feira, 12 de maio de 2020



Um artigo sobre a lógica das ações

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Progredir: verbo que indica o movimento para alcançar algum determinado objetivo – sempre penso em objetivo construtivo.
Disciplina: substantivo feminino que conscientiza o indivíduo, com determinação, a realizar algo em busca de um objetivo – sempre penso em objetivo que viabilize o bem ao maior número de pessoas.
Felicidade: substantivo feminino que expressa um estado de espírito e esse estado só é possível com a atitude correta e benfazeja.
Não há grandes feitos alcançados se não houver a reunião de bons propósitos e atitudes. Mas para isso há que deixarmos o ranço da indiferença, do comodismo, do egoísmo, da fraqueza, do protelamento e do incômodo com a inércia alheia. Há de compreendermos que o que podemos fazer simplesmente cabe a nós. E o do outro a ele próprio.
Reclamações vão piorar o estado que, graças a Deus, não é permanente, já que tudo na vida é efêmero. À medida que nos disciplinamos ao movimento para o progresso, naturalmente nos tornamos mais felizes.
Cada atitude nos é ligada por um discreto fio. Nada se perde. Tanto os benéficos atos quanto os negativos, os deploráveis ou os admiráveis, todos são registrados e não se perdem, são todos vistos pelo Universo.
Mas como trazer compreensão aos que ainda não querem compreender? Far-se-á necessária a paciência de quem já é capaz de vislumbrar o horizonte e assimilar que, para o espírito, a eternidade é o real. O Planeta não termina logo ali. E junto da paciência, a coragem será muito requisitada, pois para seguir adiante num campo de intempéries, a sabedoria é o resultado da coragem e da paciência, aliadas.
Em resumo: não virá a mim a colheita da plantação alheia, mas tão somente a colheita da semente semeada por minhas mãos. 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário