terça-feira, 26 de maio de 2020



O melhor padrão: a boa conduta

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Até pode-se enganar por algum pouco tempo com a conduta de alguém, mas bem provavelmente este alguém não conseguirá manter-se num padrão que ainda não conquistou. De repente também se ouve que determinada pessoa se modificou, fez um ato não muito condizente, porém é tão claro que isso não aconteceu, pois pessoas não mudam de uma hora para outra, elas se revelam.
Há as revelações medianas, intensas e as suprimidas. Se este escrito fosse um artigo científico haveria mais profundas explicações, no entanto é uma crônica circular, bem mais breve e prática. Então vamos lá. As revelações medianas são as que a médio prazo se compreende uma conduta, já sendo despertada por um ato ou outro intrigante desde o início. E quando se percebe a realidade, simplesmente era isso mesmo.
As duas outras revelações são mais surpreendentes, pois as intensas são realizadas desde o começo sem nenhuma preocupação em serem dissimuladas, elas são o que são e seus realizadores estão voltados à conquista de seus “objetivos” a qualquer custo. As suprimidas são as que, de uma certa forma, lançam uma maior surpresa negativa – quando, infelizmente, não se quer acreditar que aquilo tudo é verdade, já que tanto se omitiu – e não se quer aceitar que exista pessoa dessa maneira, mesmo sabendo que o planeta ainda é de muitas criaturas embrutecidas e que levarão mais tempo ou menos para o desabrochar do desenvolvimento dependendo exclusivamente de sua vontade.
Sob pesquisas variadas e despretensiosas, feitas através da observação de pessoas mais refinadas do que brutas, pessoas com mais amor, bondade e luz, foram constatadas que em todo tempo e local, as condutas boas, respeitosas, verdadeiras são sempre aprovadas, isso não quer dizer que a pessoa que ainda não possui esse padrão não seja capaz ou deva sofrer alguma retaliação para sempre, basta reconhecer e esforçar-se para conquistar o que é benéfico – e interiormente todos reconhecem o bem e o mal; a centelha está em cada um, o que diferencia é o desejo de assim ingressar-se ou não ao bem, visto que todo bom caminho implica renúncia e mudanças.
No entanto a boa conduta será a melhor advogada em todos os lugares, em todos os tempos, diante de todas as companhias e observações. E ainda, a boa conduta será a paz para o corpo e para o espírito.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário