terça-feira, 20 de outubro de 2020

 



Promova a felicidade e será feliz

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Muito se ouve: Quero tanto ser feliz!

Mas será que quem tanto o deseja já pensou que “a melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros”? Essa pergunta já era a afirmação de Confúcio. Pensamos muito facilmente que somos mais importantes do que os outros e esse pensamento presunçoso nos atrasa, curiosamente, a sermos felizes.

Em vez de perdermos tanto tempo buscando uma felicidade que não virá se não houver a ação, por que não promovermos a felicidade para alguém? Sentiremos, então, uma das mais belas sensações. Felicidade é felicidade em todos os lugares e momentos, como a sentimos é que fará a diferença.

Penso que esse sentimento deveria ser como quando observando alguém a sorrir, sem se dar conta, já se sorri também: contagiante. Penso ainda que a preocupação não deveria ser apenas em querer ser feliz, mas dirimir sentimentos negativos que naturalmente impedem a felicidade e tantas outras benéficas condições.

Em vez de reclamarmos do pouco que não temos agradecermos o muito que já nos pertence; se nos tirarmos um pouquinho que seja do foco das atenções e observarmos um cenário mais amplo poderemos ver outros olhos, outros sorrisos, outras pessoas que bem mais necessitam de tudo e se ainda olharmos para o céu poderemos sentir que o que não é bom é infinitamente menor do que o que nos traz felicidade e esta nunca foi e nem será algo a se ver, mas um estado de espírito a ser conquistado.

Doe-se e verá um sorriso; coopere e sentirá a leveza; ouça e curará um coração; brinque com uma criança e também ficará alegre; estenda a mão e olhos brilhantes lhe agradecerão; seja luz e iluminará vidas; seja amor e trará paz.

A máxima “faça ao próximo o que deseja a si” é tão perfeita que alcança completamente o campo do progresso e uma de suas ramificações tão sábias é simplesmente faça alguém feliz que encontrará a felicidade.

Muitos sorrisos verdadeiros nascerão quando houver a compreensão de que somos seres integrados ao cosmo e não seres individuais e solitários.

   

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário