terça-feira, 20 de abril de 2021

 



Sem abrir mão dos nobres valores

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

A mudança surge para novos aprendizados chegarem. À primeira vista, pode parecer desconfortante devido à insegurança ocasionada, mas nada como um dia após o outro. As novas fases só trazem crescimento para quem aceita crescer enquanto para quem resiste ou se revolta nenhum saber é adquirido, ao contrário, enorme desgaste é gerado.

Há algo decisivo na vida que deve ser inteiramente respeitado: não abrir mão dos nobres valores em condição alguma. Honestidade, respeito, empatia, humildade, lealdade, responsabilidade, bondade, confiança e fraternidade são valores necessários para o coração que deseja amadurecer e libertar-se. Quanto mais esses valores forem presentes, as asas do espírito se alongam e o vento suave tanto o impulsiona levando-o para as faixas mais leves e puras, ao aprimoramento.

Independe onde o espírito se encontra, com quem está, em qual situação se vê ele deve ser verdadeiro e respeitar(-se), pois o grande tesouro não se conta como ouro, mas é contado por meio do grau de depuração. Não há nada de interessante em alguém com muitos bens, mas pobre de seus valores. Porém há valor inquestionável em alguém que respeita os seus valores e em todo tempo faz uso deles, ou seja, já os incorporou.

Por nenhum motivo valerá a permuta dos bons princípios. Não há nada melhor para o coração do que a paz de ser justo e bom, pois nada se perde com esse comportamento, apenas muito se ganha. Numa existência inteira, as flores deixam a cerejeira em seu tempo certo, nem antes nem depois e, com tamanha pureza, respeitam seus padrões e não subordinam nenhum galho para ficarem mais tempo, elas simplesmente compreendem a mudança das estações e aceitam isso. As flores de cerejeira estão sempre sorrindo e não abrem mão da maravilhosa energia que um ser valioso possui.

Que venham sempre as mudanças para o nosso aprimoramento, mas que nos mantenhamos fiéis aos nossos valores, aos reais valores de um nobre coração.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário