quarta-feira, 3 de novembro de 2021

 


Sexo e Destino

 

André Luiz

 

Parte 11

 

Damos sequência ao estudo da obra Sexo e Destino, de André Luiz, psicografada pelos médiuns Waldo Vieira e Francisco Cândido Xavier e publicada em 1963 pela Federação Espírita Brasileira.

Esta é a décima obra do mesmo autor, integrante da Série Nosso Lar, que temos estudado metodicamente às quartas-feiras neste blog.

Eis as questões de hoje:

 

81. Qual a finalidade da “Casa da Providência”, localizada no centro do instituto “Almas Irmãs”?

A "Casa da Providência" é o local do instituto onde os juízes atendem aos petitórios formulados pelos integrantes da comunidade, com respeito aos irmãos reencarnados na esfera física. Ali, somente se organizam processos de auxílio e corrigenda relacionados aos companheiros destinados à reencarnação e aos que já se achem reencarnados, espiritualmente ligados aos interesses do instituto. Renascimentos, berços torturados, acidentes da infância, delitos da juventude, dramas passionais, lares periclitantes, divórcios, deserções afetivas, certas modalidades de suicídios, tanto quanto moléstias e obsessões resultantes de abusos sexuais e uma infinidade de temas conexos, são ali examinados, segundo as rogativas e as queixas entregues aos pronunciamentos da justiça. (Sexo e Destino, 2ª parte, capítulo X, pp. 279 e 280.)

82. É verdade que é ínfimo o número dos Espíritos que regressam absolutamente irrepreensíveis da existência terrestre?

Sim. Segundo o juiz Amantino, em quase 80 anos consecutivos, a média de irrepreensibilidade não excedia de 5 em 1.000 pessoas, não obstante surgirem fichas honrosas de muitos que atingiam mais de 90% na matéria de distinção absoluta, o que, no instituto, representa elevado grau de mérito. Irrepreensível é o mesmo que correto, perfeito, que não merece ser repreendido ou censurado. (Obra citada, 2ª parte, capítulo X, pp. 281 e 282.)

83. Como a questão do divórcio é tratada pelos juízes do instituto “Almas Irmãs”?

De acordo com o juiz Amantino, os matrimônios terrestres, entre as pessoas de evolução respeitável, se efetuam na base dos programas de trabalho previamente estabelecidos; por isso, o divórcio é dificultado nas esferas superiores, por todos os meios lícitos, excetuados os casos em que ele seja o mal menor. O responsável pela ruptura da confiança e da estabilidade da união conjugal passa à condição de julgado; a vítima é induzida à generosidade e à benevolência, através dos recursos que a Espiritualidade Superior possa veicular, para que não se frustrem planos de serviço. Assim, alcançam a Pátria Espiritual, na condição de enobrecidos filhos de Deus, as grandes mulheres e os grandes homens, quando suportam sem queixa as infidelidades e as violências do parceiro, por amor às tarefas que os desígnios do Senhor lhes colocaram nos corações e nas mãos, seja no amparo moral à família consanguínea ou na sustentação das boas obras. (Obra citada, 2ª parte, capítulo X, pp. 281 e 282.)

84. Qual era, de fato, o interesse de Márcia por Nemésio Torres? 

Márcia sabia que Nemésio ainda tinha Marina fixada à sua lembrança, mas, em vez de reclamar, decidiu tolerar esse fato, porque entendia perfeitamente que não se achava pessoalmente num caso de amor e sim numa transação, cujas vantagens não queria perder. No fundo, pois, pouco lhe importava que Nemésio adorasse a moça, porque, em verdade, aspirava a prendê-lo, ganhar-lhe a fortuna e a confiança. Em face disso, engenhava todos os modos de se fazer necessária. (Obra citada, 2ª parte, capítulo XI, pp. 288 a 290.)

85. É verdade que, de volta ao lar, Marina se transformou?

Sim. O pai cercou-a de meiguice e bondade e falou-lhe sobre sua conversão ao Espiritismo. Os textos espíritas, lidos por vezes com lágrimas, infundiam na jovem a consoladora certeza nas verdades e nas promessas do Cristo, que passara a aceitar por mestre da alma. Acolheu a amizade de Salomão, qual se lhe fosse filha, e inscreveu-se entre aqueles que constituíam agora para Cláudio a família espiritual. Além disso, interessou-se por singelo serviço beneficente, mantido em favor de pequeninos desamparados, e quando o pai a convidou para que se afeiçoassem ao culto semanal do Evangelho no lar, recolheu com entusiasmo a sugestão. (Obra citada, 2ª parte, capítulo XI, pp. 290 e 291.)

86. O mal não merece qualquer consideração. Que é que André Luiz quis dizer com essa frase?

A frase foi dita a Moreira, o ex-obsessor de Marina que agora assumira apaixonadamente a defesa da jovem. Moreira, revoltado com as atitudes de Márcia e Nemésio, perdera a calma e disse para André, em voz alta, que sentia muita dificuldade para assistir a tudo aquilo sem reunir os companheiros de outro tempo a fim de punir Nemésio. Apreensivo, André rogou-lhe que se calasse por amor ao bem que se propunham realizar. Moreira assustou-se com a recomendação incisiva de André e este explicou que, nas imediações, irmãos infelizes, com certeza, teriam ouvido a intenção que ele formulara e quantos simpatizassem com a ideia procurariam a residência dos Torres, sondando brechas. O mal não merece qualquer consideração além daquela que se reporte à corrigenda. Se ainda não conseguimos impedir-lhe o acesso ao coração, na forma de sentimento, é forçoso não pensar nele; contudo, se não contamos com recursos para arredá-lo imediatamente da cabeça, é imperioso evitá-lo na palavra, para que a ideia infeliz, articulada, não se faça agente vivo de destruição, agindo por nossa conta e independentemente de nós. Os fatos posteriores comprovaram que André tinha inteira razão ao fazer essa advertência. (Obra citada, 2ª parte, capítulo XI, pp. 292 e 293.)

87. Por que Nemésio expulsou o filho Gilberto de sua casa e da empresa da família?

O motivo foi ciúme de Marina, visto que Gilberto lhe declarou que por motivo nenhum deixaria de casar-se com a jovem. Nemésio o ouviu, ressentido, revoltado, porque a reconquista de Marina pelo filho significava para ele bancarrota moral insuportável. Ele nunca a amara tanto quanto naquela hora em que se lhe esvaíam as esperanças. Marina significava-lhe mocidade, euforia, entusiasmo. Por causa disso, agrediu o filho e o expulsou de casa, vociferando: "Rua, miserável!... Rua, rua!... Suma daqui! Não me apareça mais!..." Atônito, Gilberto dirigiu-se à casa de Cláudio, onde relatou aos amigos o doloroso episódio. (Obra citada, 2ª parte, capítulo XI, pp. 298 e 299.)

88. Agredido por Nemésio no banco onde trabalhava, Cláudio teve ímpeto de revidar, mas se conteve. Por que isso ocorreu?

Na hora em que ia revidar, Cláudio sentiu o reflexo de Marita. Aquela mão pequena e fria que se elevara da morte, a fim de abençoá-lo, estava na dele. A menina atropelada surgia-lhe na memória, como a perguntar-lhe pelos votos de melhoria. Prometera-lhe renovar-se, ser outro homem. Que diria ela, do Além, se ele também não perdoasse, como ela o fez, ao carrasco que lhe seduzira a filha e furtara a mulher? Cabia-lhe ver, nos inimigos gratuitos, enfermos exigindo socorro e benevolência. Não trazia, porventura, o espírito endividado, em meio de falhas e tentações? Cláudio afrouxou, então, o braço antes reteso e, escutando os sarcasmos de Nemésio que se retirava, truculento, deixou, sob os olhares de simpatia de todo o auditório, que caísse de seu rosto o pranto amargo. (Obra citada, 2ª parte, capítulo XI, pp. 302 e 303.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 10 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/10/blog-post_27.html

  

 

 

  

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário