terça-feira, 16 de novembro de 2021

 



O tempo e a vida são tão claros

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Cada vez a vida nos mostra que o momento mais importante é o agora. Não se pode amar só no futuro ‒ este tempo é consequência ‒ ou querer sentir apenas o amor do passado ‒ doce sofrimento. Não é nada promissor idealizar os melhores sonhos se não se pode viver o mais transformador presente. Deixar para falar quanto se ama alguém quando não houver mais oportunidade ‒ sabe-se que tudo possui sua ocasião ‒ ou não realizar o que poderia melhorar tanto a própria vida ou um segundo de uma vida alheia é protelar a luz nos dias, é querer continuar ser mais lágrima do que sorriso.

O que podemos fazer depende de nós e não criarmos obstáculos ou desculpas já ajuda muito. A vida é simples e requer os sentimentos mais singelos e talvez por isso complicamos tanto porque nos equivocamos ao pensar que o melhor é o mais complicado. As crianças dizem com maior facilidade quanto gostam de outras, já os adultos pensam mil vezes antes de dizerem algo mais enobrecedor a alguém, no entanto, em segundos, podem destruir uma pessoa. Constatamos que quando adultos, os indivíduos não cansam de querer errar.

E o tempo segue constante, nós é que devemos saber aproveitá-lo. Plantar uma flor é mais produtivo do que maldizer; amparar traz mais bem-estar do que pensar em não fazê-lo; sorrir cura mais do que semblantes fechados; ensinar é tão maravilhoso quanto aprender; olhar para o céu nos aproxima da grandeza do Criador ao passo que, para o chão, a desesperança nos aprisiona e nos apavora; o horizonte é esperançoso.

Quem quer crescer precisa agir com real amadurecimento, pois a vida é sábia demais para ser ludibriada e quem é recompensado é quem exercita as melhores atitudes. Portanto realizar o bem no presente é uma das maiores sabedorias em prática. Pensar mil vezes antes de fazer deve ser apenas para atitudes inadequadas, egoístas e maldosas, pois para as amorosas devem ser feitas agora mesmo, tempo ideal para criar-se mais felicidade e ajudar a equilibrar o Planeta promovendo mais rostos felizes em vez de desnorteados olhares.

A vida e o tempo nos ensinam com total segurança que o amor é o conteúdo primeiro a ser compreendido e que sem ele a luz não é encontrada.

E se quiser sentir o perfume das flores plante um jardim delas.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

  

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Um comentário: