quinta-feira, 24 de abril de 2014

De quem é a frase “Fora da caridade não há salvação”?


Meu amigo Luís me pergunta: De quem é a frase “Fora da caridade não há salvação”?
Divisa do Espiritismo, a frase “Fora da caridade não há salvação” aparece em três obras de Allan Kardec (O que é o Espiritismo, O Evangelho segundo o Espiritismo e Obras Póstumas) e, a partir de 1862, em diversos números da “Revista Espírita”.
O Espírito de Paulo de Tarso a ela fez referência em uma comunicação dada em 1860 na cidade de Paris.
Kardec a utilizara, porém, em O Que é o Espiritismo, cuja primeira edição saiu em 1859, ou seja, no ano anterior à mensagem de Paulo.
Há, no entanto, quanto a isso uma dúvida.
Teria a frase constado da primeira edição do livro, ocorrida em 1859, ou foi a ele incorporada mais tarde, na edição que deu origem à tradução conhecida por nós brasileiros?
Seja como for, de autoria de Paulo de Tarso ou da lavra de Kardec, é importante lembrar o depoimento dado pelo Codificador do Espiritismo em 1866, como podemos ler nas pp. 114 a 116 da “Revista Espírita” daquele ano, segundo o qual a bandeira “Fora da caridade não há salvação”, por ele posta no frontispício do Espiritismo, não surgiu por ato de sua autoridade, mas sim dos ensinos dos Espíritos, que a colheram nas palavras do Cristo, em que ela se encontra com todas as letras, como pedra angular do edifício cristão.
É bom explicar aqui que o conceito de caridade é algo bem conhecido no meio espírita. Caridade significa benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas.
Muitas das coisas que denominamos caridade significam, em verdade, beneficência, filantropia. Um ato qualquer, para enquadrar-se no conceito de caridade, tem de estar revestido das qualidades que compõem esse conceito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário