sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pílulas gramaticais (97)


Um de nossos colaboradores pergunta-nos se a palavra hombridade é aplicável apenas ao gênero masculino.
Segundo lemos nos dicionários, hombridade (do esp. hombredad) significa:  aspecto varonil; másculo; (fig.) nobreza de caráter; dignidade; (p. ext.) desejo de igualar-se a alguém que lhe é superior. 
No seu segundo sentido – nobreza de caráter, dignidade – entendemos que a palavra aplica-se tanto ao gênero masculino quanto ao gênero feminino. É, aliás, raro ver essa palavra utilizada com o seu primeiro significado, que nos parece, obviamente, mais adequado ao gênero masculino.
De um leitor radicado na cidade paulista de Araras, veio-nos uma pergunta interessante. Estudando o livro Ação e Reação, de André Luiz, ele deparou-se com esta frase constante do cap. 15 do livro citado: "Entendo que vocês desejariam efetuar mais longa digressão educativa nesse domínio".
Pergunta-nos o confrade: Qual seria o significado da palavra digressão no contexto em que a frase foi pronunciada?
Digressão [do lat. digressione] significa: desvio de rumo ou de assunto; excursão, passeio; subterfúgio, evasiva; (liter.) recurso literário utilizado com o fim de esclarecer ou criticar o assunto em questão. 
Os três primeiros significados da palavra digressão não se encaixam, é verdade, na frase mencionada. Mas existe o quarto significado: recurso literário com o fim de esclarecer um assunto. Foi nesse sentido que o texto colhido no livro Ação e Reação utilizou a palavra, algo, aliás, peculiar ao estilo literário de André Luiz.

*

Algumas siglas são muito comuns a quem lida com o mundo virtual e a chamada multimídia. PDF, PPT e PPS são exemplos disso. Que significam?
PDF significa "Portable Document Format" (formato de documento portável). O programa que lida com arquivos no formato PDF chama-se Adobe Acrobat. O jornal “O Imortal”, por exemplo, é editado nesse formato.
PPT significa PowerPoint Presentation (apresentação em PowerPoint), que é o arquivo que se abre quando começamos a criar um PPS.
PPS significa PowerPoint Slideshow (slides do PowerPoint), que indica o produto final da apresentação, pronto para exibição, o que se faz geralmente em telas grandes com o apoio de um projetor multimídia acoplado a um computador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário