segunda-feira, 14 de janeiro de 2019





Da lista de erros comuns que se verificam no uso do nosso idioma, eis mais cinco exemplos:
1 - A promoção veio de encontro ao seu desejo.
O correto: A promoção veio ao encontro do seu desejo.
A explicação: A locução “ao encontro de” é que exprime uma situação favorável. A locução “de encontro a” indica uma condição desfavorável ou contrária às expectativas. Exemplo: Sua dispensa veio de encontro à sua expectativa.
2 - Comeu frango ao invés de peixe.
O correto: Comeu frango em vez de peixe.
A explicação: “Em vez de” indica substituição e não oposição. “Ao invés de” indica oposição, ação contrária, como nestes exemplos: Ao invés de entrar, ele saiu. Ao invés de beijar sua noiva, ele a esbofeteou. 
3 - Se eu ver meu filho fumando...
O correto: Se eu vir meu filho fumando...
A explicação: O futuro do subjuntivo do verbo “ver” é: se eu vir, se tu vires, se ele vir, se nós virmos, se vós virdes, se eles virem. Exemplo: Se tu vires meu irmão, entrega-lhe este recado.
4 - Quem intermedia o negócio eu conheço.
O correto: Quem intermedeia o negócio eu conheço.
A explicação: O presente do indicativo do verbo “intermediar” é: intermedeio, intermedeias, intermedeia, intermediamos, intermediais, intermedeiam. O verbo intermediar, assim como o verbo mediar, conjuga-se como o verbo “odiar”: odeio, odeias, odeia, odiamos etc.
5 - Temos de dispensar todos, porque ninguém se adequa ao perfil exigido.
O correto: Temos de dispensar todos, porque ninguém se ajusta ao perfil exigido.
A explicação: Para alguns gramáticos, não existe a forma verbal “adequa”. O presente do indicativo do verbo adequar apresentaria, segundo essa visão, somente duas formas: adequamos e adequais, por ser um verbo defectivo, que se conjuga apenas nas formas arrizotônicas: adequamos, adequais; adequava; adequou; adequaremos etc. Arrizotônicas são as formas verbais em que o acento tônico não recai na raiz.
Há, no entanto, estudiosos do idioma português que discordam desse entendimento. O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa participa dessa discordância. Confira: https://dicionario.priberam.org/Conjugar/adequar





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário