segunda-feira, 28 de janeiro de 2019




Na seção dos cochilos geralmente cometidos no uso do idioma português, eis mais cinco casos:
1 - O jovem inflingiu o regulamento.
O correto: O jovem infringiu o regulamento.
A explicação: o verbo infringir é que significa transgredir. Infligir (e não “inflingir”) significa impor: O tribunal infligiu séria punição ao jogador.
2 - A modelo pousou o dia todo.
O correto: A modelo posou o dia todo.
A explicação: modelo posa, do verbo posar. Avião é que pousa, do verbo pousar.
3 - Viagem bem, meus filhos.
O correto: Viajem bem, meus filhos.
A explicação: as formas verbais de “viajar” são todas escritas com a letra “j”. A forma verbal “viajem” pertence ao imperativo do verbo viajar. O substantivo “viagem” é que se escreve com “g”: Maria fez uma ótima viagem.
4 - A mãe sequer foi avisada.
O correto: A mãe nem sequer foi avisada.
A explicação: em construções desse tipo, o advérbio “sequer”, que significa “ao menos”, “pelo menos”, deve ser usado com negativa: Ele não disse sequer o que queria. Nem sequer se despediu da família.
5 - João ganhou de presente uma TV a cores.
O correto: João ganhou de presente um televisor em cores.
A explicação: a palavra “televisor” é que designa o aparelho. A transmissão é em cores, não a cores. Não se diz: televisor a preto e branco.




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Um comentário:

  1. Bom dia Senhor Astolfo Olegário de Oliveira Filho. Ontem redigir a pedido, um ofício eu escrevi o Título do documento como segue: A Sua Senhoria a Senhora Presidente do (SINDICATO). UMA PROFESSORA ME DISSE QUE ESTÁ ERRADO EM RAZÃO DE NÃO SE ESCREVER DOIS PRONOMES JUNTOS. Portanto, solicito responder e comentar no seu Blog de acordo com a programação. Abraços

    ResponderExcluir