terça-feira, 29 de junho de 2021

 



Libertar-se pela educação

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

“Só a educação liberta”, palavras de Epicteto que tão naturalmente transcendem tempo e toda a sua transformação. Não há progresso sem aprendizado, não há liberdade sem educação. Como avançar sem ao menos conhecer o solo que se pisa, sem ao menos compreender que o caminho de luz possui também os atributos contidos na educação: respeito, esclarecimento, entendimento, desenvolvimento e prosperidade. A educação, em si, vai muito além de frequentar uma escola – como muitos, infelizmente, pensam – ela é nobre trajetória na vida.

Predicativos percebidos facilmente estão nos comportamentos que já compreenderam a legítima importância e necessidade da educação nos rumos da humanidade, aliás, como sempre foi importante, no entanto não valorizada a contento. Com o avanço dos tempos, mais fica nítido o comportamento das pessoas que os desprezam e tornam-se atrasadas até quando quiserem despertar-se e também o das que já estão despertas para a genialidade que a educação possui, pois para compreendê-la é necessário, antes de tudo, ter sensibilidade e sabedoria.

Sinceramente, compreender a educação é libertar-se de correntes e ainda muito curtas que limitam o comportamento e o entendimento de mundo; é saber ouvir sem desrespeitar, mesmo já ter conquistado a própria opinião; é querer compartilhar conhecimento para que outros possam também usufruí-lo; é compreender a cada alvorada quanto se precisa conhecer, mas com calma e disciplina se chega ao destino. O papel da educação é promover a liberdade que leva ao progresso com amor, pois se assim não for naturalmente não se denominará educação.

E o curso da vida é único, o de seguir adiante, porém ainda há os que insistem em manter-se estacionados. Questão de tempo. Já tanto se falou que as verdades são absolutas.

Também já tanto se falou que a sociedade humana avançará à medida que viver com os valores da educação e com os nobres valores do amor.

E durante os dias que se passam, pequenos meninos e meninas aguardam essa educação neste plano onde todos são responsáveis igualmente, pois enquanto não houver essa consciência de liberdade, a educação não será vivida em sua plenitude como deve ser.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário