terça-feira, 8 de junho de 2021

 



Concentrar-se no bom motivo

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Há tantos motivos para ser feliz, então, a primeira regra para a felicidade é não se concentrar no motivo para não ser. Onde se coloca a atenção torna-se importante. Se as flores trazem alegria por que querer olhar as ervas daninhas? Se o horizonte traz esperança por que querer olhar a limitação do chão? Se o rio traz o curso da vida por que querer pensar no deserto?

A concentração no que é bom é um dos segredos revelados para ser feliz. Quando se pensa em como estão os dias, mesmo sendo dias mais difíceis, há sempre um saldo maior de coisas positivas. Quando se pensa em todo o trabalho esplendoroso do corpo físico, em toda a sabedoria da natureza, no dinamismo perfeito do Universo, na magnífica oportunidade de mais uma vez aqui para retornar para lá um pouco melhor, então, não há como não agradecer, é muita bondade divina.

Ninguém disse que não haveria dificuldade, mas se completou com o incontável número de situações que se pode ser feliz. Tudo dependerá de quais motivos tornar-se-ão valiosos, dependerá dos lugares que os olhos desejam olhar e o coração seguir. Há sempre bem mais coisas boas na vida. Há sempre mais amor e bondade, pois o que seria se fosse o contrário. Mesmo em meio a dores e perda, ainda assim, ganha-se mais.

Um dos grandes aprendizados é compreender a energia extraordinária que o sentimento e o pensamento possuem, por isso é necessário redirecioná-los sempre que preciso. Se a concentração for para os bondosos objetivos, quanto se ganha e quanto se é feliz. E se ainda se pode escolher os pensamentos – e essa escolha torna-se exclusivamente individual −, há também mais liberdade e possibilidade para alcançar isso.

E se, em um dos dias, a tristeza tentar querer ser maior do que a alegria, é bom sentir o vento na pele, o ar entrando nos pulmões, a água matando a sede, o sol aquecendo o campo de trigo, as flores embelezando naturalmente a vida, o abraço de um amigo, o sorriso de uma criança, a ternura de um animalzinho, as frutas como alimento, o céu azul e o cinza da chuva, os lindos lugares, os olhos de quem se ama, a oração que chega ao céu e é ouvida, é bom lembrar que o Pai é Deus.

Existem, sim, tantos mais motivos para ser feliz começando por não se concentrar no motivo para não ser.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário