terça-feira, 1 de junho de 2021

 



A ética que harmoniza e só faz bem

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Em meio a tempos tão reveladores da verdade de cada pessoa, esperava-se um comportamento mais humano coletivo, porém há muito cego egoísmo ainda. Vemos olhos tão tristes e profundos, semblantes que parecem não conhecer um sorriso, vemos a dor nos olhos alheios e o choro contido. Há acontecimentos maiores proporcionados pelo próprio Universo – aliás, é por meio de provas que se conquista uma graduação − que são inevitáveis, mas é pelo comportamento em momentos assim que se separará o joio do trigo.

Um rei só o será nobre se houver predicativo para isso; um doutor só o será eminente se houver lido centenas de livros e compreendido a seriedade em salvar vidas e um professor só assim o será se, além do conhecimento, houver um sorriso maternal protetor. Não é proveitoso para ninguém se o comportamento, em qualquer contexto, não vier acompanhado de ética que quer dizer, primeiramente, respeito por si, pelo outro, pela vida. Esse atributo moral só poderá ser percebido em pessoas espiritualmente saudáveis em relacionamentos socialmente harmônicos, já explicava o filósofo americano Tom Morris.

Os tempos de hoje estão muito gris simplesmente pela densa energia que nós, humanos, estamos emitindo, ou melhor, poluindo o Planeta. Penso, tantas vezes, por qual motivo ainda queremos ter tanto se usufruiremos pouquíssimo por cento desse tanto perseguido; por que quase não vemos a beleza natural e valorizamos pouco as essências eternas... amor, bondade, honestidade; por que pensamos tão egocentricamente se é tão mais feliz compartilhar uma refeição, dar um abraço e poder falar “nós”.

Não há como estar bem se ao redor, para os outros, bem não está. Ninguém é dono de nada, apenas usufruímos por um momento; donos, realmente, somos apenas do bem que fizemos e do mal que causamos. Somos todos iguais e o que muito fará a diferença é a ética partilhada na vida. Tudo é efêmero, nenhuma posição social se eternizará, mas o comportamento empregado nela definirá o caminho para o espírito seguir. Nunca ninguém recebeu honrarias incontestáveis por ter ferido e destruído demais, também ninguém foi condecorado por tanto mal. A propósito, quando, no íntimo, o infeliz coração se der conta da desumanidade realizada, faltarão esconderijos para tentar se esconder de si. Mas sempre houve reconhecimento ao indivíduo que fez o bem, independente, do tempo histórico, pois a vida, com ética, torna-se tão mais nobre, como deve ser.

No entanto, de fato, a ética só será compreendida por quem tiver mais bondade, mais consciência sobre a vida e, principalmente, discernimento de que o Reino de nosso Senhor não é deste mundo.

E constatamos, cada vez mais, que valores espirituais são eternos e os criados por imaturos humanos são apenas desarmonia, dor e atraso nos dias.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

  

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário