terça-feira, 7 de setembro de 2021

 



Sentir-se em casa

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

O coração, onde quer que esteja, tem um grande desejo: sentir-se em casa. Não importam hierarquias, riquezas, territórios, ou seja, nada do que é computado e não é sentido tem valor real ao coração, apenas ilusão. Na verdade, precisamos de pouco para sentirmo-nos em casa. Quantas vezes, damos o que temos para sentirmos um pouquinho a paz, tesouro maior para o espírito. E, na vida, tudo o que acontece ou é por essa paz ou por sua falta. Enquanto o velho espírito buscar o que é efêmero estará em guerra, estará desassossegado e será impossível sentir-se em casa.

Quando é perguntado ao andarilho o que deseja, ele, tão naturalmente, responde, desejo estar em casa. Se ainda se pergunta ao soldado, também, seu desejo é assim. Quando passamos um tempo fora, nosso desejo é o retorno ao lar, é sentirmo-nos em casa mais uma vez e muitas outras. Ao refugiado, o maior objetivo que o faz cruzar desertos e atravessar oceanos é, também, o de sentir-se em casa.

Essa expressão reúne o que tanto nos completa, acalma, o que nos dá sentido à vida, à continuidade dos dias. Ela não se refere somente ao local, mas exclusivamente a um estado mais pleno do espírito. Essa expressão é formada por amor, proteção, carinho, respeito, paz e condições para reproduzi-la em nossa vida e na vida de muitas outras pessoas, pois muito já se falou que a felicidade aumenta à medida que mais corações se sentem felizes. E “tudo vale a pena se a alma não é pequena”, o poeta já ensinava.

Nosso espírito quer ter alegria com o que tem e com o que já conquistou, quer estar perto de quem ama, quer ter paz para observar a lua e para amar ainda mais as pessoas, nosso espírito quer alcançar a luz que traz discernimento e que mostra, com doçura, o caminho mais certo. É assim que nosso espírito deseja viver e começa a ser feliz.

Quando o coração se sente em casa, as primaveras são sempre as mais floridas; os verões, os mais vivos; os outonos, os mais lindos e os invernos, os mais, docemente, aquecidos. O coração se sente em casa quando está realizando todos os seus deveres e amando mais do que ferindo, está compreendendo a nobreza da vida e sendo o seu mais notável próprio amigo.

E dizemos a uma pessoa para sentir-se em casa quando desejamos vê-la feliz.

Os pássaros normalmente se sentem em casa, pois voam felizes pelos céus das estações.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

 

Um comentário: