terça-feira, 21 de setembro de 2021

 



Sobre ser livre e feliz

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Duas coisas que o tempo nos ensina: perdoar é libertar-se e tentar estar certo é perda de tempo. Com a experiência, passamos a compreender que tão melhor é estar feliz em vez de certo e quando perdoamos simplesmente nos libertamos da infeliz questão. E isso vale muito a pena. Percebemos que todo orgulho ‒ que aliás se transmuta em várias performances ‒ é destruidor e consumidor das boas energias.

Já ouvimos histórias sobre pessoas que passaram toda uma existência com mágoa e quanto sofreram. Muitas vezes, o ofensor nem imagina o que se passa ou, então, nem quer saber, mas o ofendido acaba até morrendo pelo sufocamento da mágoa e o tempo que poderia ter aproveitado com tantas boas experiências esvaiu-se sem nada do tanto que poderia ter realizado. Faltou-lhe libertar-se pelo perdão.

Já ouvimos também tantas histórias de que amizades se perderam ou laços familiares se enfraqueceram pelo fato de alguém querer, a todo custo, sempre estar certo; quanta discórdia, desrespeito por reles prepotência. O que tem valor não é a opinião imposta a custo de opressão, mas quantos semblantes mais alegres favorecemos. Não é quanto ganhamos, mas quanto de bom pudemos proporcionar.

Querer estar sempre certo é uma das grandes perdas de tempo e energia. Tão preferível estar feliz a estar certo. Quantos sorrisos a mais e corações leves se conquistam com a felicidade ao passo que sempre querer estar certo aproxima a solidão e indesejada presença torna-se aos outros.

O perdão concedido não absolverá quem feriu ‒ pois sabe-se que a lei universal é sábia e justa ‒, mas libertará totalmente quem se sentiu ferido, já que apenas se sente ferido quem assim o permitir e até pelo tempo que quiser. Somos passíveis de desventurosos sentimentos, porém torna-se essencial lembrarmo-nos sempre da sublimidade da vida, do incomparável presente de Deus a cada dia.

E quando a humildade for uma das lindas leis do nosso coração, tanto o perdão quanto a felicidade serão nossos moradores assíduos e nos sentiremos tão livres e agradecidos e compreenderemos, também, que muitos dos nossos sofrimentos são gerados unicamente pelo orgulho.

E, de fato, nenhuma flor foi ferida por outra flor no jardim e nenhuma abelhinha tentou estar certa diante de outra abelhinha na floresta.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário