terça-feira, 28 de setembro de 2021

 



Constantemente a arte de aprender e ensinar

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Todos podemos aprender e ensinar. Todos necessitamos ainda mais aprender, artigo primeiro da humildade. Diante da complexidade grandiosa da vida, impossível afirmar que tudo já se sabe, impossível.

Há incalculáveis conhecimentos no universo da vida. Há inúmeros universos no Universo. Cada conteúdo possui muitas ramificações e cada ramificação, muitas outras sucessivamente, por isso existem as palavras infinito e eterno para designarem, ainda assim, com muita simplicidade, a grandeza da criação. E quando se aceita conhecer inicia-se a compreensão.

Há duas faces da ignorância: a que, de fato, simplesmente se desconhece e a que, por orgulho ou pequenez, se deseja desconhecer. Esta, há de convir, somente atrasa e empobrece o espírito que a sustenta. A cada novo tempo, recursos, estudos, comprovações nos chegam e animam o sentido de mundo, a cada novo dia mais explicações nos dão clareza a respeito de tudo o que precisamos nos conscientizar e a cada passo assimilamos, também, que muito podemos compartilhar, ensinar e abrir as janelas para mais luz chegar.

O Planeta é uma das escolas para a realização de atividades curriculares, ou seja, necessárias, pois as extracurriculares virão com o tempo a partir de melhor qualificação. Também fator preponderante para o aprendiz é que em todo lugar e tempo se pode aprender e com todo ser também, pois ninguém desconhece tudo nem tudo sabe. A pequenina formiga traz uma lição enorme; o vento; o sol; a terra; a água, nem se fala; o ar; as estrelas; o amigo; o filho; os pais e tanto os avós; o olhar de um animalzinho; as montanhas; as planícies; as crianças e os adultos; os idosos e os bebês; o tom que se fala; o gesto; a forma que se vive e a maneira como se olha para o céu...

Todo mundo pode ensinar e todo mundo precisa aprender. Somente o tolo é que não reconhece a arte da humildade, pois aprender e ensinar apenas o humilde é capaz de compreender.

Ainda as crianças deixam claro que a forma como os adultos as ensinam é que pode fazê-las aprender mais rapidamente ou não. Elas nos mostram que, com amor, é a maneira mais produtiva de receber e doar ensinamento.

Ou seja, todo mundo tem muito a aprender e algo a ensinar.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

  

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário