quinta-feira, 9 de setembro de 2021

 



A Gênese

 

Allan Kardec

 

Parte 8

 

Continuamos o estudo metódico do livro “A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, com base na 36ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira, conforme tradução feita por Guillon Ribeiro.

Este estudo é publicado sempre às quintas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

57. São desconhecidos entre si os seres que habitam os diferentes mundos?

Não. Uma mesma família humana foi criada na universalidade dos mundos e os laços de uma fraternidade que ainda não sabeis apreciar foram postos a esses mundos. Se os astros que se harmonizam em seus vastos sistemas são habitados por inteligências, não o são por seres desconhecidos uns dos outros, mas, ao contrário, por seres que trazem marcado na fronte o mesmo destino, que se hão de encontrar temporariamente, segundo suas funções de vida, e encontrar de novo, segundo suas mútuas simpatias. É a grande família dos Espíritos que povoam as terras celestes; é a grande irradiação do Espírito divino que abrange a extensão dos céus e que permanece como tipo primitivo e final da perfeição espiritual. (A Gênese, cap. VI, itens 54 a 56.)

58. Qual é a importância relativa da Terra na hierarquia dos mundos?

É ínfima a Terra e medíocre sua importância na hierarquia dos mundos, fato que tem o mérito de abater a presunção dos que habitam nosso planeta. (Obra citada, cap. VI, item 59.)

59. Em que consiste a Geologia? 

A Geologia é uma ciência de observação; só tira deduções do que vê. Sobre os pontos duvidosos, nada afirma, e não emite opiniões discutíveis, por esperar de observações mais completas a solução procurada. A Terra conserva em si os traços evidentes da sua formação. Acompanham-se-lhe as fases com precisão matemática, nos diferentes terrenos que lhe constituem o arcabouço. O conjunto desses estudos é o objeto da Geologia, que, nascida no século XIX, projetou luz sobre a tão controvertida questão da origem do globo terreno e da dos seres vivos que o habitam. (Obra citada, cap. VII, item 1.)

60. Que são fósseis? 

Fósseis é o plural de fóssil (do latim fossilia, fossilis, derivado de fossa), palavra que em geologia se emprega para designar corpos ou despojos de corpos orgânicos de seres que viveram anteriormente às épocas históricas. Por extensão, designa igualmente as substâncias minerais que revelam traços da presença de seres organizados, como as marcas deixadas por vegetais ou animais. (Obra citada, cap. VII, item 7, e nota de Kardec.)

61. Quantos e quais são os chamados períodos geológicos de formação da Terra? 

São em número de seis os principais períodos geológicos, designados pelos nomes de períodos primário, de transição, secundário, terciário, diluviano e pós-diluviano ou atual. Os terrenos formados durante cada período também se chamam: terrenos primitivos, de transição, secundários etc. Cumpre se note que o número desses períodos não é absoluto, pois depende dos sistemas de classificação. Nos seis principais, mencionados acima, só se compreendem os que estão assinalados por uma mudança notável e geral no estado do planeta; mas a observação prova que muitas formações sucessivas se operaram, enquanto durou cada um deles. (Obra citada, cap. VII, itens 12 a 14.)

62. Em que época surgiram na Terra os primeiros seres vivos? 

Foi no chamado período de transição, quando as águas, pouco profundas, cobriam quase toda a superfície do globo, com exceção das partes soerguidas. Surgiram então os primeiros seres vivos do reino vegetal e do reino animal. Os primeiros seres orgânicos que apareceram na Terra foram os vegetais de organização menos complicada. Os animais desse período, que apareceram em seguida aos primeiros vegetais, eram exclusivamente marinhos: primeiramente, polipeiros, raiados, zoófitos, animais cuja organização simples e, por assim dizer, rudimentar, se aproxima, no máximo grau, da dos vegetais. Mais tarde, apareceram crustáceos e peixes de espécies que já não existem. (Obra citada, cap. VII, itens 22 a 24.)

63. Quando surgiram os primeiros animais terrestres? 

Foi no período terciário. No correr dos dois períodos precedentes, eram pouco extensos os terrenos que as águas não cobriam; eram, ainda assim, pantanosos e com frequência ficavam submersos. Essa a razão por que só havia animais aquáticos ou anfíbios. O período terciário, no qual vários continentes se formaram, caracterizou-se pelo aparecimento dos animais terrestres. Também assistiu, esse período, ao nascimento dos pássaros, bem como à maioria das espécies animais que ainda hoje existem. (Obra citada, cap. VII, itens 31, 32 e 41.)

64. Como se formaram as montanhas na Terra? 

Durante os períodos anteriores ao terciário, a crosta sólida do globo, em virtude da sua pequena espessura, apresentava bem fraca resistência à ação do fogo interior. Facilmente despedaçado, esse envoltório permitia que as matérias em fusão se derramassem livremente pela superfície do solo. Outro tanto já não se deu quando este ganhou certa espessura. Então, comprimidas de todos os lados, as matérias esbraseadas acabaram por produzir uma espécie de explosão. Violentamente quebrada num sem-número de pontos, a massa granítica ficou crivada de fendas, como um vaso rachado. Ao longo dessas fendas, a crosta sólida, levantada e deprimida, formou os picos, as cadeias de montanhas e suas ramificações. Certas partes do envoltório não chegaram a ser despedaçadas, foram apenas soerguidas, enquanto que, noutros pontos, decalcamentos e escavações se produziram. A superfície do solo tornou-se então muito desigual; as águas que, até aquele momento, a cobriam de maneira quase uniforme na maior parte da sua extensão, foram impelidas para os lugares mais baixos, deixando em seco vastos continentes, ou cumes isolados de montanhas, formando ilhas. Tal o grande fenômeno que se operou no período terciário e que transformou o aspecto do globo. Mas ele não se produziu instantânea nem simultaneamente em todos os pontos, e sim sucessivamente e em épocas mais ou menos distanciadas. (Obra citada, cap. VII, itens 33, 34 e 36.)

 

 

Observação: Para acessar a Parte 7 deste estudo, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/09/blog-post.html

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 



 

Um comentário: