quinta-feira, 2 de setembro de 2021

 



A Gênese

 

Allan Kardec

 

Parte 7

 

Continuamos o estudo metódico do livro “A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec, com base na 36ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira, conforme tradução feita por Guillon Ribeiro.

Este estudo é publicado sempre às quintas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

49. De que natureza é o fluido etéreo que preenche o espaço?

Esse fluido é o éter ou matéria cósmica primitiva, geradora do mundo e dos seres. São-lhe inerentes as forças que presidiram às metamorfoses da matéria, as leis imutáveis e necessárias que regem o mundo. Essas múltiplas forças, indefinidamente variadas segundo as combinações da matéria, são conhecidas na Terra sob os nomes de gravidade, coesão, afinidade, atração, magnetismo, eletricidade ativa. Os movimentos vibratórios do agente são conhecidos sob os nomes de som, calor, luz etc. Em outros mundos, elas se apresentam sob outros aspectos, revelam outros caracteres desconhecidos na Terra e, na imensa amplidão dos céus, forças em número indefinito se têm desenvolvido numa escala inimaginável, cuja grandeza tão incapazes somos de avaliar. (A Gênese, cap. VI, itens 10 e 11.)

50. Que devemos entender por Via Láctea?

Via Láctea é o nome que se dá à nebulosa que forma longa mancha branca no escuro do céu. Esse nome lhe foi dado por motivo de sua aparência leitosa. As pesquisas dos observadores conduziram ao conhecimento de sua natureza e revelaram que ali, onde o olhar errante apenas percebia uma fraca luminosidade, há milhões de sóis mais luminosos e mais importantes do que o que nos clareia a Terra. O nosso Sol e todos os corpos que o acompanham fazem parte desse conjunto de globos radiosos que formam a Via Láctea, que, de acordo com os conhecimentos atuais, sabe-se que é uma das inumeráveis galáxias que compõem o Universo. É nela que se encontra o Sistema Solar e, consequentemente, o planeta Terra. Ela recebeu esse nome (Via Láctea ou estrada do leite) em virtude do seu aspecto esbranquiçado, de aparência leitosa, que pode ser visto em noites de inverno em locais sem nuvens ou poluição. (Obra citada, cap. VI, itens 32 a 35.)

51. Deus tem criado sempre? O que os Espíritos informam acerca de sua criação? 

Existindo, por sua natureza, desde toda a eternidade, Deus criou desde toda a eternidade e não poderia ser de outro modo. Acerca do modo da criação dos Espíritos, o que se pode dizer é que o Espírito não chega a receber a iluminação divina, que lhe dá, simultaneamente com o livre-arbítrio e a consciência, a noção de seus altos destinos, sem haver passado pela série divinamente fatal dos seres inferiores, entre os quais se elabora lentamente a obra de sua individualização. Unicamente a datar do dia em que o Senhor lhe imprime na fronte o seu tipo augusto, o Espírito toma lugar no seio das humanidades. (Obra citada, cap. VI, itens 14, 15 e 19.)

52. De que são formados os planetas? 

A matéria cósmica se condensou sob a forma de imensa nebulosa, animada esta das leis universais que regem a matéria. Em virtude dessas leis, notadamente da força molecular de atração, tomou ela a forma de um esferoide, a única que pode assumir uma massa de matéria insulada no espaço. O movimento circular produzido pela gravitação, rigorosamente igual, de todas as zonas moleculares em direção ao centro, logo modificou a esfera primitiva, a fim de a conduzir, de movimento em movimento, à forma lenticular. Novas forças surgiram em consequência desse movimento de rotação: a força centrípeta e a força centrífuga, a primeira tendendo a reunir todas as partes no centro, tendendo a segunda a afastá-las dele. Ora, acelerando-se o movimento, à medida que a nebulosa se condensa, e aumentando o seu raio, à medida que ela se aproxima da forma lenticular, a força centrífuga, incessantemente desenvolvida por essas duas causas, predominou de pronto sobre a atração central.

Assim como um movimento demasiado rápido da funda lhe quebra a corda, indo o projétil cair longe, também a predominância da força centrífuga destacou o círculo equatorial da nebulosa e desse anel uma nova massa se formou, isolada da primeira, mas, todavia, submetida ao seu império. Aquela massa conservou o mesmo movimento que, modificado, se lhe tornou movimento de translação em torno do astro solar, e seu novo estado lhe dá um movimento de rotação em torno do próprio centro. Ela deu, pois, nascimento a centenas de astros destacados do foco central, saídos dela pelo modo de formação mencionado acima.

Os planetas são, assim, formados de massas de matéria condensada, porém ainda não solidificada, destacadas da massa central pela ação de força centrífuga e que tomam, em virtude das leis do movimento, a forma esferoidal, mais ou menos elíptica, conforme o grau de fluidez que conservaram. Um desses planetas é a Terra que, antes de se resfriar e se revestir de uma crosta sólida, deu nascimento à Lua, pelo mesmo processo de formação astral a que ela própria deve sua existência. (Obra citada, cap. VI, itens 20 a 23.)

53. As leis que regulam a formação dos astros presidem também à sua destruição? 

Sim. São as mesmas as leis que presidem à formação e à destruição dos astros, visto que a morte não é apenas uma metamorfose do ser vivo, mas também uma transformação da matéria inanimada. Se é exato dizer, em sentido literal, que a vida só é acessível à foice da morte, não menos exato é dizer que para a substância é de toda necessidade sofrer as transformações inerentes à sua constituição. (Obra citada, capítulo VI, item 49.)

54. Como surgiu a Lua?

Antes que as massas planetárias houvessem atingido um grau de resfriamento bastante a lhes operar a solidificação, massas menores, verdadeiros glóbulos líquidos, se desprenderam de algumas no plano equatorial, plano em que é maior a força centrífuga, e, por efeito das mesmas leis, adquiriram um movimento de translação em torno do planeta que as gerou, como sucedeu a estes com relação ao astro central que lhes deu origem. Foi assim que a Terra deu nascimento à Lua, cuja massa, menos considerável, teve que sofrer um resfriamento mais rápido. Ora, as leis e as forças que presidiram ao fato de ela se destacar do equador terreno, e seu movimento de translação no mesmo plano, agiram de tal sorte que esse mundo, em vez de revestir a forma esferoidal, tomou a de um globo ovoide, isto é, a forma alongada de um ovo, com o centro de gravidade fixado na parte inferior. (Obra citada, cap. VI, itens 24 e 25.)

55. Que são os cometas?

Astros errantes, os cometas são os guias que nos ajudarão a transpor os limites do sistema a que pertence a Terra e nos levarão às regiões longínquas da extensão sideral. Esses corpos celestes são coisa muito diversa dos corpos planetários; não têm por destinação, como estes, servir de habitação a humanidades. Vão sucessivamente de sóis em sóis, enriquecendo-se, às vezes, pelo caminho, de fragmentos planetários reduzidos ao estado de vapor, haurir, nos focos solares, os princípios vivificantes e renovadores que derramam sobre os mundos terrestres. (Obra citada, cap. VI, itens 28 a 31.)

56. Que é o Sol?

O Sol é a estrela mais próxima da Terra e é o responsável por manter todo o Sistema Solar em sua interação gravitacional. O Sol não é fixo, nem central, como se acreditava nos primeiros tempos da nova astronomia, mas avança pelo espaço, arrastando consigo o seu vasto sistema de planetas, de satélites e de cometas. Não é fortuita essa marcha e ele não vai, errando pelos vácuos infinitos, transviar seus filhos e seus súditos, longe das regiões que lhe estão assinadas. Sua órbita é determinada e, em concorrência com outros sóis da mesma ordem e rodeados todos de certo número de terras habitadas, ele gravita em torno de um sol central. Seu movimento de gravitação, como o dos sóis seus irmãos, é inapreciável a observações anuais, porque somente grande número de períodos seculares poderia marcar um desses anos astrais. (Obra citada, cap. VI, itens 41 a 44.)

 

 

Observação: Para acessar a Parte 6 deste estudo, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/08/blog-post_26.html

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário