sábado, 25 de dezembro de 2021

 



As mensagens simbólicas do Natal de Jesus

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília-DF

             

A interpretação da história do Natal oferece algumas lições universais que podem ser aprendidas e exercitadas por nós, irmãos menores de Jesus.  A seguir, comentamos alguns significados do Natal que são importantes para nós:

Humildade

Jesus, governador espiritual da Terra, não escolheu nascer num palácio, embora, se o quisesse, poderia... A história do nascimento de Jesus ensina a todos o valor da humildade. O símbolo representado pela manjedoura destaca essa virtude. Jesus era esperado pelos judeus como seu rei, mas escolheu nascer na manjedoura  dum estábulo.

Esperança

Os tempos eram difíceis e sua família foi perseguida, quando Herodes mandou matar todas as crianças com menos de dois anos de idade. O nascimento do Cristo foi um sinal de luz em meio às trevas da ignorância humana. Portanto, no significado do Natal também se destaca o valor da esperança. Aprendamos com a família de Jesus a não desistir e esperar por um bem, mesmo quando tudo pareça difícil.

Despojamento

Aprendemos que Jesus, embora pudesse nascer muito rico, se quisesse, por ser o responsável pela formação da Terra e também ser seu governador espiritual, nasceu pobre. Destaca-se aqui o valor dos bens não materiais, dos bens que forjam o ser de uma pessoa pelo que ela é, e não pelo que ela tem.

Amor e família

A humanidade observa o amor envolvido em toda a narrativa sobre o nascimento e vida de Jesus. O amor que move Jesus Cristo a descer das alturas a favor dos homens e viver como filho do carpinteiro José e de Maria, em lar harmonioso e feliz, é exemplar. O amor dos homens que buscam a Deus para honrá-lo, com base na moral proposta pelo Cristo, inicia-se na família. O amor da família unida e educada é o modelo básico para uma sociedade melhor.

Que neste Natal nos lembremos das palavras de Jesus, expressas nesta regra áurea: "Tudo o que deseje que o próximo lhe faça, faça-lhe igualmente". Mas não nos limitemos a fazê-lo nesse dia. Façamo-lo em cada dia da presente existência física. Somente assim estaremos ajuntando tesouros no céu.

Feliz Natal!    

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário