terça-feira, 5 de junho de 2018




Ensaio vespertino de um dia de inverno

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Observo o caminhar da tarde. A imagem deste momento é a do mar. Não está bravo, tão tranquilo também não. Esta região é sempre muito fria, norte da Europa.
A cama me recebe o corpo para o descanso vespertino. No frio, não se fica com tanta disposição quanto no verão. Do meu quarto, posso apreciar o mar, como mencionei há pouco, mas também o céu azulado, as muitas aves, a espuma da onda quebrada.
Através do vidro, em quadrados, também vejo um pouco do meu reflexo, suave reflexo. E meu pensamento escapa por aquela janela com vidros fechados. Mas agora meu corpo permanece sentado, coberto e imóvel na cama confortável.
Liberdade maravilhosa que nos é concedida. “Tudo posso por meio das criações”, isso eu me dizia. Nem sempre concretizei em matéria, mas energeticamente, fantásticas realizações tornaram-se vivas por meio do pensamento, razão do ser humano.
Em tão poucos minutos fui a tantos lugares, revi várias pessoas: as que amo e também as que ainda devo amar. Senti tristeza pelas palavras não muito coerentes que proferi em certas vezes; porém, alegria nos inúmeros abraços que distribuí ao longo de sete décadas e meia.
Quantas ocasiões se vivenciam e quantas e quantas já vivenciei! Tantos atos melhores poderiam ter sido reais, no entanto, no tempo em questão, junto da razão está a emoção.
E agora o sol começa a desaparecer. Ainda estou aqui e se não me engano, já aprecio esta imagem há quase uma hora e meia. Agora continuarei, pois em alguns minutos será o horário do meu chá, aguardarei.
Sem perceber, soltei o livro que estava lendo. Deitou-se no meu colo. Perante a vida, qualquer concorrente leva prejuízo na comparação. Certa vez escrevi a seguinte frase: “Várias são as formas para dizer sobre a vida”. E de fato é isso. Mais uns minutos chegaram e se foram. É hora de fazer a refeição da tarde. Com calma, levantei-me da cama, calcei os chinelos confortáveis de inverno e fui no compasso tranquilo que a idade me permite.
Senti a casa grande naquele dia, talvez fosse pela ausência dos meus amores, no entanto, todos estão bem, mas não, presentes. Cada ser tem seu curso necessário.
Preparei minha refeição e olhei para fora; o mar me observava. Sentei-me à mesa na cozinha mesmo. A mão esquerda repousava na própria mesa e a direita aproveitava para levar a caneca com chá bem quente até a boca.
E assim me senti com a reunião de todos os meus acontecimentos ao longo da vida, tudo o que ainda não acertei e também o que melhor fui capaz de fazer.
Um breve segundo a distrair-me com minha lembrança e no repouso de minha alma em paz, quase uma hora se passou e eu sentada para a refeição. O mar estava lá com seu curso espumante.
O céu agora não era mais tão claro, a não ser pelas incontáveis estrelas que residem nesse infinito.
E eu aqui me encontro por tudo vivido, feliz… feliz… porque o tempo nos é generoso tanto para as oportunidades quanto, em muitos casos, para o breve sofrimento. Tudo, um dia, se finda.
Recolho, então, a xícara vazia e sacudo a toalha com os farelos de pão acomodados. Em minha companhia continuo.
E a vida é a razão de todo andamento no fabuloso Universo que somente Deus poderia criar.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário