quarta-feira, 8 de janeiro de 2020


Missionários da Luz

André Luiz

Estamos publicando neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo de onze livros escritos por André Luiz, integrantes da chamada Série Nosso Lar. Serão ao todo 960 questões objetivas distribuídas em 120 partes, cada qual com oito perguntas e respostas.
Os textos são publicados neste blog sempre às quartas-feiras.
Damos prosseguimento hoje ao estudo do livro Missionários da Luz, obra psicografada pelo médium Chico Xavier.

Parte 2

9. Em termos espíritas, que significa o vocábulo vampiro e como procede ele para nutrir-se?
Entre os Espíritos, vampiro é toda entidade ociosa que se vale indebitamente das possibilidades alheias. Os vampiros que visitam os encarnados procuram atender aos seus sinistros propósitos a qualquer hora, desde que encontrem guarida no estojo de carne dos homens. Sem preparo, as criaturas humanas prosseguem, em muitíssimos casos, além do túmulo, imantadas aos ambientes domésticos que lhes alimentavam o campo emocional. Aos infelizes que caem em semelhante condição de parasitismo, as larvas a que se refere André Luiz servem de alimento habitual, porque são elas portadoras de vigoroso magnetismo animal. Obviamente, a fauna microbiana em análise não é servida em pratos. Basta ao Espírito desencarnado agarrar-se aos companheiros de ignorância, ainda encarnados, qual erva daninha aos galhos das árvores, e sugar-lhes a substância vital. (Missionários da Luz, cap. 4, págs. 35, 36, 37 e 40.)
10. Qual é a causa real das enfermidades do corpo físico?
Nas moléstias da alma, como nas enfermidades do corpo físico, antes da afecção existe o ambiente. Ações produzem efeitos, sentimentos geram criações, pensamentos dão origem a formas e consequências de infinitas expressões. Cada um de nós é responsável pela emissão das forças lançadas em circulação nas correntes da vida. A cólera, a desesperação, o ódio e o vício oferecem campo a perigosos germens psíquicos na esfera da alma. E, qual acontece no terreno das doenças do corpo, o contágio nas enfermidades da alma é fato consumado, desde que a imprevidência ou a necessidade de luta estabeleçam ambiente propício. (Obra citada, cap. 4, págs. 38 e 39.)
11. Que diz o instrutor Alexandre a respeito do uso da carne?
Alexandre deplora o uso da carne e afirma que tempos virão para a Humanidade terrestre em que o estábulo, como o lar, será também sagrado e o homem compreenderá que em todos os setores da Criação Deus, nosso Pai, colocou os superiores e os inferiores para o trabalho de evolução, por meio da colaboração e do amor, da administração e da obediência. A solução desses abusos para com a Natureza virá, porém, com o tempo. Se não podemos renovar os sistemas econômicos dos povos, nem substituir os hábitos arraigados e viciosos de alimentação imprópria, de modo repentino, cabe-nos prosseguir no trabalho educativo, acordando os companheiros encarnados mais experientes e esclarecidos, para a nova era em que os homens cultivarão o solo da Terra por amor e utilizar-se-ão dos animais com espírito de respeito, educação e entendimento. (Obra citada, cap. 4, págs. 41 a 44.)
12. Por que muitas pessoas, rompido o círculo magnético da Casa espírita, voltam instintivamente aos braços das entidades espirituais que as exploram?
A causa disso se deve ao fato de que são raros os que mantêm a necessária resolução no terreno da aplicação viva da luz que recebem. A maioria, rompido o círculo magnético da Casa espírita, esquece as bênçãos recebidas e volta-se para as mesmas condições deploráveis de horas antes, subjugada pelos vampiros renitentes e cruéis. (Obra citada, cap. 4 e 5, págs. 44 a 51.)
13. Que efeito a prece e o pensamento edificante produzem no ambiente?
A prece, a meditação elevada, o pensamento edificante refundem a atmosfera, purificando-a. O pensamento elevado santifica a atmosfera em torno e possui propriedades elétricas que o homem comum longe está de imaginar. (Obra citada, cap. 5, págs. 46 e 47.)
14. Que é preciso fazer antes de buscar o desenvolvimento da mediunidade?
Antes de enfrentar os inimigos, filhos da ignorância, devemos armar o coração com a luz do amor e da sabedoria. É preciso primeiramente procurar a elevação de nossas ideias e sentimentos para, depois disso, buscar o desenvolvimento da mediunidade. (Obra citada, cap. 5, págs. 51 a 55.)
15. O fenômeno intuitivo é comum a todas as criaturas?
Sim. Desencarnados e encarnados, em todos os setores da atividade terrestre, vivem na mais ampla permuta de ideias. Cada mente é um mundo de emissão e recepção e cada qual atrai os que se lhe assemelham. Os tristes agradam aos tristes, os ignorantes se reúnem, os criminosos comungam na mesma esfera, os bons estabelecem laços recíprocos de trabalho e realizações. O fenômeno intuitivo, com maior ou menor intensidade, é comum a todas as criaturas. Segundo o instrutor Alexandre, é perfeitamente possível às criaturas preparar-se para receberem a influenciação espiritual superior. Todas as almas retas podem comungar perfeitamente com os mensageiros divinos e receber-lhes os programas de trabalho e iluminação. Não existem privilegiados na Criação. Há, sim, os trabalhadores fiéis, compensados com justiça, seja onde for. (Obra citada, cap. 5, págs. 56 a 59.)
16. Qual é o antídoto mais poderoso contra o vampirismo?
O antídoto mais poderoso contra o vampirismo é a prece. O santuário doméstico que encontre criaturas amantes da oração e dos sentimentos elevados converte-se em campo sublime das mais belas florações e colheitas espirituais, no qual o vampirismo não prospera. (Obra citada, cap. 6, págs. 60 a 66.)


Observação:
Para acessar a Parte 1 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/01/missionarios-daluz-andre-luiz-estamos.html





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário