quinta-feira, 30 de janeiro de 2020





O Livro dos Espíritos

Allan Kardec

Estamos fazendo neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo dos oito principais livros do Codificador do Espiritismo. Serão ao todo 1.120 questões objetivas distribuídas em 140 partes, cada qual com oito perguntas e respostas.
Os textos são publicados neste blog sempre às quintas-feiras.
Continuamos hoje o estudo da principal obra espírita – O Livro dos Espíritos –, cuja publicação inicial ocorreu em 18 de abril de 1857.

Parte 6

41. O Espírito que animou o corpo de um homem pode animar o de uma mulher em uma futura existência?
Sim; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres. Os Espíritos encarnam como homens ou como mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens. (O Livro dos Espíritos, questões 201, 200 e 202.)
42. A reencarnação fortalece ou destrói os laços de família?
Ela os distende; não os destrói. Fundando-se o parentesco em afeições anteriores, menos precários são os laços existentes entre os membros de uma mesma família. Essa doutrina amplia os deveres da fraternidade, porquanto no vosso vizinho, ou no vosso servo, pode achar-se um Espírito a quem tenhais estado presos pelos laços da consanguinidade. (Obra citada, questões 205 e 206.)
43. Os pais transmitem aos filhos, além da semelhança física, uma semelhança moral?
Não, porque diferentes são as almas ou Espíritos de uns e outros. O corpo deriva do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito. Entre os descendentes das raças apenas há consanguinidade. As parecenças morais que costuma haver entre pais e filhos derivam do fato de que uns e outros são Espíritos simpáticos, que reciprocamente se atraíram pela analogia dos pendores. (Obra citada, questões 207, 207-A, 208, 209 e 203.)
44. Como entender a existência de maus filhos?
Não é raro que um mau Espírito peça lhe sejam dados bons pais, na esperança de que seus conselhos o encaminhem por melhor senda e muitas vezes Deus lhe concede o que deseja. O papel dos pais é melhorar o Espírito do filho que lhes nasceu e a eles está confiado. Os maus filhos são uma prova para os pais. (Obra citada, questões 209 e 210.)
45. Como se explicam as faculdades extraordinárias que muitas pessoas têm de certos conhecimentos, sem havê-los estudado nesta existência?
Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas de que ela não tem consciência. Donde queres que venham tais conhecimentos? O corpo muda, o Espírito, porém, não muda, embora troque de roupagem. (Obra citada, questões 219, 218, 218-A, 218-B e 220.)
46. Qual é a duração dos intervalos entre as diferentes existências corpóreas?
Esses intervalos duram desde algumas horas até alguns milhares de anos. Propriamente falando, não há extremo limite estabelecido para o estado de erraticidade, que pode prolongar-se muitíssimo, mas nunca é perpétuo. Cedo ou tarde, o Espírito terá que volver a uma existência apropriada a purificá-lo das máculas de suas existências precedentes. (Obra citada, questões 223, 224, 224-A e 225.)
47. Que é Espírito errante? Ele também progride quando está na erraticidade? 
Espírito errante é a condição da alma no intervalo das encarnações. A erraticidade não é, por si só, um sinal de inferioridade dos Espíritos, porquanto há Espíritos errantes de todos os graus. Segundo a doutrina espírita, pode-se dizer que são errantes todos os Espíritos que não estão encarnados e ainda tenham de reencarnar, mas os Espíritos errantes também progridem na erraticidade. (Obra citada, questões 224, 227, 230 e 231.)
48. Há mundos destinados aos Espíritos errantes?                
Sim, existem mundos particularmente destinados aos seres errantes, mundos que lhes podem servir de habitação temporária, espécies de bivaques, de campos onde descansem de uma demasiado longa erraticidade. (Obra citada, questão 234.)


Observação:
Para acessar a Parte 5 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/01/o-livro-dos-espiritos-allan-kardec_23.html




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário