quarta-feira, 3 de junho de 2020


No Mundo Maior

André Luiz

Parte 5

Estamos publicando neste espaço o estudo – sob a forma dialogada – de onze livros escritos por André Luiz, integrantes da chamada Série Nosso Lar.
Concluído o estudo dos 4 primeiros livros da Série, prosseguimos nesta data o estudo da obra No Mundo Maior, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada em 1947 pela Federação Espírita Brasileira.
Eis as questões de hoje:

33. Na assistência aos irmãos perispiritualmente lesados, que é preciso?
Segundo Calderaro, para assisti-los é indispensável remontar à origem das perturbações que os molestam, o que não se consegue a golpes verbalísticos de psicanálise, mas sim com o socorro da força da fraternidade e do amor, a fim de que logrem a imprescindível compreensão com que se modifiquem, reajustando as próprias forças. (No Mundo Maior, cap. 8, pp. 120 a 122.)
34. A faculdade mediúnica também evolui?
Evidentemente. Nenhuma árvore nasce produzindo e toda faculdade nobre requer burilamento. A mediunidade tem, pois, sua evolução, seu campo, sua rota. Não é possível laurear o estudante no curso superior, sem que tenha tido suficiente aplicação nos cursos preparatórios, através de alguns anos de luta, de esforço, de disciplina. (Obra citada, cap. 9, pp. 123 e 124.)
35. Como se inicia a faculdade mediúnica mais estável?
Calderaro diz que a faculdade mediúnica mais estável e também a mais bela começa, entre os homens, no império da intuição pura e seu padrão desejável foi o que Jesus exemplificou como medianeiro do Céu. (Obra citada, cap. 9, pp. 126 a 128.)   
36. É preciso tempo para o aprimoramento da faculdade mediúnica?
Sim. Diz Calderaro, na obra em exame, que a mediunidade não é serviço "que possamos organizar da periferia para o centro e sim do interior para o exterior". "O homem encarnado, quase sempre empolgado pelo sono da ilusão, poderá começar pelo fenômeno; à maneira, porém, que desperte as energias mais profundas da consciência, sentirá a necessidade do reajustamento e regressará à causa de modo a aperfeiçoar os efeitos. Obra de construção, de tempo, de paciência..." (Obra citada, cap. 9, pp. 129 e 130.)
37. Que é indispensável ao médium para ascender às zonas mais altas da vida?
A boa vontade criadora. Sem ela – diz Calderaro – é impossível o início da ascensão às zonas mais altas da vida. (Obra citada, cap. 9, pp. 131 e 132.) 
38. Que valor representam os lobos frontais no indivíduo encarnado?
Segundo explicações do instrutor Calderaro, nos lobos frontais – exteriorização fisiológica de centros perispiríticos importantes – repousam milhões de células, à espera, para funcionar, do esforço humano no setor da espiritualização. “Nenhum homem, dentre os mais arrojados pensadores da Humanidade, desde o pretérito até os nossos dias, logrou jamais utilizá-las na décima parte." Após esta informação, Calderaro explicou: "São forças de um campo virgem, que a alma conquistará, não somente em continuidade evolutiva, senão também a golpes de autoeducação, de aprimoramento moral e de elevação sublime". (Obra citada, cap. 9, pp. 137 a 139.) 
39. Quando, no processo reencarnatório, a gestante se rebela, há dificuldades para a consecução do programa traçado?
Sim. Há muitas dificuldades. Quando tal fato se dá, é difícil, senão impossível, executar o programa traçado. (Obra citada, cap. 10, pp. 141 a 143.)
40. Uma educação mal orientada por parte da mãe pode prejudicar o futuro de um filho?
Pode, sem dúvida. E tal era o caso de Cecília, cuja mãe nunca lhe permitira o trabalho, satisfizera todos os seus desejos, favorecera-lhe o ócio e fizera com que a filha acreditasse que desfrutava de uma posição mais elevada que a das outras criaturas, concorrendo assim, ainda que indiretamente, para que Cecília não se preparasse devidamente para a vida.  (Obra citada, cap. 10, pp. 147 e 148.)


Observação:
Para acessar a Parte 4 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/05/no-mundo-maior-andre-luiz-parte-4.html




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário