domingo, 21 de junho de 2020



A atualidade de um velho e sábio aforismo

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@gmail.com
De Londrina-PR

"Mente sã em corpo são", eis uma antiga máxima cuja validade o tempo e a evolução científica vêm confirmando a cada ano.
"O que faz mal ao coração, faz também mal ao cérebro", ensina Marilyn Albert, médica psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina de Harvard. "Pressão alta, colesterol elevado e tabaco prejudicam a oxigenação e, assim, alteram o nível hormonal do cérebro."
Ora, o cérebro é o instrumento mais delicado de que se vale a mente humana, de modo que, se ele está bem, a mente tem tudo para também estar. Pelo menos não encontrará no instrumento de que se serve óbices intransponíveis.
O assunto é objeto do livro, já lançado no Brasil, "Cérebro Jovem", de Marilyn Albert e Guy McKhann, neurologista e professor da Faculdade de Medicina John Hopkins.
Para manter o cérebro jovem é preciso, fundamentalmente, usá-lo: ler livros, acompanhar o noticiário, assistir a palestras e até mesmo enfrentar o singelo desafio das palavras cruzadas ou do jogo de cartas. Qualquer atividade que proponha um desafio – asseguram os autores da obra citada - ajuda.
Movimentar o corpo, como subir escadas, andar a pé, praticar exercícios físicos regulares, além de combater o sedentarismo, auxilia o desempenho do corpo e, por consequência, melhora o bem-estar mental.
Essa informação, como tantas que vêm sendo divulgadas nos últimos anos, faz parte de uma ideia central que diz respeito à melhora da qualidade de vida, um assunto da maior importância porque diretamente ligado ao processo reencarnatório.
André Luiz surpreendeu os espiritistas quando em sua obra tratou dos chamados "completistas" – indivíduos que regressam à pátria espiritual no tempo certo, o que, infelizmente, constitui uma exceção, pois a maioria tem saído do cenário físico antes da hora. É o caso dos suicidas voluntários e dos involuntários, indivíduos que, por causa dos excessos cometidos, impedem que o veículo físico dure o tempo programado.
A conclusão é, portanto, óbvia: cabe-nos cuidar da mente e do corpo, cientes todos de que, ao cuidar de um, estaremos cuidando do outro e criando condições para que a alma encarnada cumpra a tarefa para a qual veio ao mundo.




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário