segunda-feira, 29 de junho de 2020



Um fato que incomoda o leitor é quando estamos lendo um livro e nos deparamos com uma palavra cujo significado ignoramos. Se temos à mão um dicionário, o problema logo se resolve. E quando esse recurso não existe, como fazer?
Em face disso, listamos algumas palavras pouco frequentes em nossas conversas, bem como o seu significado, que pode variar conforme o contexto em que a palavra foi usada pelo autor:
Canhenho - Sinônimo de canhanho, trata-se de um substantivo que tem os seguintes significados: caderneta, caderno ou livrete de apontamentos ou lembranças, registro de lembranças e, figuradamente, memória.
Preconício - Vocábulo pouco usado, trata-se de um brasileirismo que significa propaganda, divulgação, reclamo.
Arrivista - Do francês arriviste, significa pessoa inescrupulosa, que quer vencer na vida a todo custo. Para o arrivista, como se vê, não existem limites e tudo é válido para conquistar ou manter os bens da fortuna.
Bizarro - Trata-se de um adjetivo que tem diversos significados: extravagante, esquisito; gentil, nobre, generoso; bem-apessoado, garboso; vestido com elegância, bem-vestido; fanfarrão, jactancioso.
Zureta - O vocábulo é um substantivo que significa genioso, irascível, indignado, sendo, contudo, em Minas Gerais, usado com o sentido de adoidado, amalucado, zuruó.
Rosicler - Sinônimo de roxicré, o adjetivo rosicler designa a tonalidade róseo-pálida que lembra a da aurora. Com valor de substantivo, é usado para designar essa tonalidade. Exemplo: O agricultor saía para o campo assim que despontava o rosicler da aurora.
Hierático - Do grego hieratikós, trata-se de um adjetivo que diz respeito às coisas sagradas. No campo das artes plásticas, diz-se das formas em geral rígidas e majestosas impostas por certas tradições sacras. Em estudos da linguagem, diz-se da variedade linguística de uso restrito a determinados propósitos, como, p. ex., as atividades relacionadas à prática religiosa.
Onzenário - Palavra derivada de onzena. Onzena significa juro de onze por cento e, figuradamente, juro exorbitante, excessivo, usura.  Onzenário é o mesmo que usurário, agiota.
Intubar - Verbo que designa o ato de introduzir um tubo ou uma cânula na traqueia de uma pessoa. Diz-se então, em linguagem médica, que o enfermo está intubado, e não entubado.





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.




Um comentário: