sábado, 13 de junho de 2020



Bom mesmo é ser bom

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

"Não imites nada, nem ninguém. Um leão que copia um leão torna-se um macaco." Victor Hugo

Alma querida que me lê, hoje optei por trazer à nossa reflexão algumas frases que, se meditadas e seguidas, nos proporcionarão grande ventura, pelo bem que nos farão. Eis a primeira, que o médium Chico Xavier recebeu de seu guia, o Espírito Emmanuel: "Guia teu arado no bem dos semelhantes e milagres de amor colherás do sulco da terra"[1].
A segunda frase, ainda de Emmanuel, é esta:
A organização mental é um instrumento que, ajustado ao Evangelho, deixa escapar as vibrações harmoniosas do amor, sem cujo domínio a vida em si prosseguirá desequilibrada, fora dos objetivos superiores, a que indiscutivelmente se destina.[2]
Do Espírito Nina Arueira, o médium mineiro captou esta frase: "O Sol, por amor, sustenta os mundos de nossa família planetária, sem esquecer-se de oscular a pétala da rosa perdida no vale anônimo e desamparado".[3]
E, ainda pela psicografia de Chico Xavier, o Espírito Neio Lúcio, o Cneius Lucius, citado por Emmanuel na obra intitulada 50 Anos Depois, diz o seguinte: "Os que hoje nos odeiam e nos perseguem poderão ser convertidos ao bem com o amor desvelado e compassivo".[4]
O grande poeta e romancista francês Victor Hugo também nos deixou belas frases em suas obras. Uma delas é a seguinte: "Ser bom é fácil. O difícil é ser justo".[5]
Outra frase que o autor da obra Os Miseráveis deixou-nos para reflexão é esta: "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve".
Por fim, os que amamos a verdade e somos coerentes com ela não podemos deixar de anotar, de Victor Hugo, estes ensinamentos, não só pela sua beleza, mas pelo coroamento de nossos atos em prol de um mundo melhor: "Mentir é maldade absoluta. Não é possível mentir pouco ou muito; quem mente, mente. A mentira é a própria face do demônio". E: "A liberdade começa onde acaba a ignorância".
Imaginemos um Brasil em que o acesso à escola seja facultado a todos, desde os primeiros anos de idade, sem vieses ideológicos. Em que se ofereça à criança e até aos seus pais ou responsáveis necessitados café farto pela manhã, antes do início das aulas, e almoço; reinício das aulas, após período de descanso, mas agora não mais aulas teóricas e, sim, práticas, no turno vespertino. Escolas que preparem os jovens para o exercício de uma profissão honrada e da cidadania consciente. Ofícios valorizados, desde o da importante limpeza ao dos serviços diversos: pedreiros, pintores, enfermeiros, médicos, agentes de segurança, engenheiros, professores, porteiros, merendeiras...
Oh, santa utopia! quando iremos aprender, com Victor Hugo, que "Ler é beber e comer. O Espírito que não lê emagrece como o corpo que não come". Quando aprenderemos que "A liberdade começa onde acaba a ignorância"?
Reflitamos que tudo isso é consequência do amor em ação, que se chama caridade. Quando todos estivermos conscientes de que "violência gera violência", também saberemos, repetindo Hugo pela última vez, que "Quanto menor é o amor, mais ódio carrega".
Somente o exercício pleno do amor, que é Deus em nós, corrigirá as desigualdades sociais. Estejamos certos de que, assim como o Cristo, vencendo a impiedade, implantou o reinado do perdão e do amor, quando vencermos o ódio, a vingança e extinguirmos as guerras, estaremos construindo um mundo melhor para todos.
E que venha logo a nós um Brasil melhor, num mundo de plena consciência sobre os benefícios do amor para quem ama, mesmo não sendo amado. Então, sem qualquer ambição de poder ou de glória, sem nenhum tipo de discriminação ou de preconceito, nesta tão breve passagem terrena, seguindo os passos de Jesus, cada um de nós poderá dizer: — Como é bom ser bom!


[1]
Emmanuel (Espírito). Dicionário da Alma. Psicografado por Chico Xavier. Brasília: FEB, p. 15.
[2] EMMANUEL (Espírito). Id., ibid.
[3] Nina Arueira (Espírito). Op. cit., loc. cit.
[4] Neio Lúcio (Espírito). Id. ibid.
[5] Todas as frases de Hugo foram tiradas de www.pensador.com. Acesso em 8 de junho de 2020.




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





2 comentários:

  1. Muito bom mesmo! refletindo em tudo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas colocações precisas e esclarecedoras.
    Reflexão em cima de tudo que foi escrito, é trabalho urgente que temos que executar.
    Obrigada!

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir