terça-feira, 9 de junho de 2020



O semblante, sua energia, seu caminho

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Da mesma forma que cada criatura é única no Universo, assim é o desejo que cada coração nutre. Escolhas são feitas e muito depende também da condição na qual o ser se encontra, embora ainda todo ser possa escolher pelo menos o caminho apto à verdade da vida ou à ilusão humana.
E não há comparação entre esses caminhos já que, independentemente do grau de progresso, a consciência distingue muito bem entre o bom e o pesar. Exemplos não faltam referentes a essas escolhas, constantemente se vê o desenrolar de um e outro e tão nítida é a sua diferença. Quando se observa o olhar de uma criatura que mais estima o passo correto e a atitude benéfica, tão logo se compreende o seu objetivo e seu nobre valor, assim como a que se presta aos atos desalinhados com a verdade universal imposta em cada criatura sua. 
Em minutos a identificação acontece e, confessando ou não, há sempre uma preferência. No entanto a criatura que já se decidiu por determinado caminho, também seus olhos e semblante já se assemelham a mesma energia. É notável essa diferença. Porém existe a escolha e cada um é responsável tão somente.
É intrigante como um dos caminhos é ambicioso, vaidoso, orgulhoso, prepotente, insensato já que o que o move é o egoísmo. Enquanto o outro é simples, paciente, compreensivo, verdadeiro, humilde, pois sua força motriz é o amor. E essas energias são tão distintas, basta a lembrança de alguém com as primeiras características e outro alguém com as últimas. Totalmente incomparáveis.
E não há nenhuma imposição ao realizarmos um ou outro tipo de comportamento, pois a escolha nos foi dada como quesito de nosso progresso, porém toda ação gera a reação com a mesma ou maior intensidade.
Há os olhos que desejam ver flores, sorrisos e paz, há ainda os que preferem a violência e a dor. Mas os amanheceres nos ensinam tanto e com o tempo todos nos tornaremos bons alunos nesta escola, uns demorarão mais.
E o semblante calmo e com amor será sempre tão mais aprazível de se olhar e o seu coração tão mais apreciado para se conviver.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário