terça-feira, 16 de junho de 2020




Partida: que seja apenas a dor da saudade por enquanto

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Os valores da alma sempre são despertados de alguma forma no coração, mas de muitas maneiras são desperdiçados ou desvalorizados e o que resta, em tantas vezes, é a dor do “se eu tivesse sido diferente ou feito diferente”. E essas palavras podem ecoar por tempos a fio.
O que muito se vê recentemente é o pesar de não poder despedir-se de alguém amado que tão depressa partiu. Não há como mensurar esse sentimento, apenas o coração que sente é capaz de saber. Mas ao mesmo tempo quando Jesus diz, “amarás o teu próximo como a ti mesmo”, refere-se a um amor diário com atenção, respeito, companheirismo, renúncia, doação, comprometimento, sorriso, lágrima, vida, o amor na sua mais pura forma.
Cada amanhecer traz a possibilidade renovada de ação. Se ainda o coração não buscou melhorar-se ou imagina – tão equivocadamente – que o outro é que deve renovar-se, então já passou há muito da hora dessa renovação. O outro é o outro e não se deve ter nenhum objetivo em transformá-lo, mas o nosso coração é que se deve definitivamente ser transformado.
Não há tempo de espera para reatar as pazes, desculpar-se ou aceitar as desculpas, para dizer como alguém é amado, sorrir mais que cobrar, amparar espontaneamente, chorar junto e fortalecer-se em seguida, não há mais o que esperar para fazer ao outro tudo o que deseja a si próprio. E essa não é uma nova medida, aliás, foi o ensinamento desde o início.
Quão mais feliz é quando no momento da separação momentânea, o coração − tanto o que parte quanto o que fica − sentir que fez tudo o que melhor podia e essa separação não ser maior do que todo amor expandido e vivido pelos dias. 
Tantos acontecimentos são independentes de nossa vontade, ou seja, ocorrem por força maior. Porém há muitos outros que dependem de nossa escolha, esta que direciona para caminhos mais suaves ou com mais pedregulhos – sabemos a diferença entre um e outro.
Simplesmente ser mais amor em todo o tempo e, assim, haverá um número bem menor de arrependimentos e outro número muito maior de corações em paz e mais felizes. Sim, penso que uma sugestão bastante positiva seja viver como se cada dia fosse único e tudo o que se fizer esteja amparado em atitudes amorosas.
E toda vez que amanhecer, esforçarmo-nos pela nossa mais valiosa versão, pois o bilhete de volta já está comprado, apenas não conhecemos o dia.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário