terça-feira, 29 de setembro de 2020

 


Como tornar-se um pássaro

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

(O primeiro passo é aliviar o coração.)

Penso que os pássaros sejam o sinônimo da liberdade que um dia desejamos alcançar. Eles voam para altos ares, ou médios ou ainda dão rápidos rasantes tentando nos encorajar como se dissessem: vocês também podem voar. Mas penso, como poderíamos? Outros pássaros, nos muros ou galhos baixos, nos olham como se também dissessem: libertem-se dos fardos carregados em si.

E olho o bem-te-vi que parado canta tão livre e lindamente como se tentasse nos mostrar como a vida pode ter melodia e leveza. Observo, com tanta alegria, os pássaros e mais entendo como podemos sê-los mais que só duros humanos. Os belos pássaros não pensam em acumular bens, nem a custo algum saciar os seus supérfluos desejos, muito menos ferir o seu próximo ou pôr em risco o meio no qual vivem. Eles querem conhecer novos céus e lugares, adoram ver o bando aumentar, pois reconhecem o aconchego e a segurança que isso faz nascer.

Nenhuma criatura consegue ser feliz sem liberdade, aliás, quem pode estar bem com amarras no corpo ou na alma? Amarras essas de inúmeras formas: mágoa, perdão negado, palavra não dita ou ofensiva, ausência de carinho, negação do amor, remorso criado pelo orgulho ferido, egoísmo doído, respeito ausente, gratidão recolhida. É verdade que esses desequilíbrios, os pássaros não têm, pois se assim os tivessem não seriam capazes dos maravilhosos desenhos e voos nos céus. Eles são leves.

Se o tempo que nos pertence é o de um dia de cada vez, então que sejamos o nosso melhor como se houvesse realmente apenas as 24 horas presentes. E como tanto já ouvimos de pessoas que, em situações críticas na vida, imploraram por apenas mais um dia para se reconciliarem com alguém ou resolverem alguma pendência façamos com bom uso o exemplo e aproveitemos com agradecimento cada dia sem tamanha preocupação com os acontecimentos do passado nem com os do futuro, observemos a água que corre no rio.

E quando os nossos fardos forem aliviados, então iniciaremos o aprendizado de como nos tornarmos pássaros.

   

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário