segunda-feira, 14 de setembro de 2020

 


O uso do hífen continua apresentando muitas dúvidas às pessoas que escrevem, fato que é confirmado pela questão abaixo que nos foi proposta por um leitor:  

– Como devemos escrever: email ou e-mail, ebook ou e-book, eticomoral ou ético-moral, online ou on-line, eticopedagógico ou ético-pedagógico, infólio ou in-fólio?

A dúvida do leitor é a mesma de muitas pessoas, mas ela poderia ser facilmente resolvida se nos lembrássemos de que a Academia Brasileira de Letras, além de disponibilizar o Vocabulário Ortográfico na internet, atende às dúvidas que o leitor lhe apresentar. É o que às vezes fazemos, em face das mudanças que ocorreram com o advento do Acordo Ortográfico que o Brasil assinou com os países que adotam também o idioma português.

Assim, depois de consultar o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - clique aqui - e a Academia Brasileira de Letras, que gentilmente nos atendeu no dia 9 de setembro, reafirmamos aqui o entendimento que já adotávamos, ou seja, que a grafia correta das palavras mencionadas pelo leitor é a indicada abaixo, todas com hífen:

e-mail

e-book

ético-moral

on-line

ético-pedagógico e

in-fólio.

 

*

 

Um amigo nos pergunta qual é o significado da expressão, típica de Minas Gerais: picar a mula.

Nessa expressão, picar a mula, ou outra montaria qualquer, significa farpear, esporear, fazer com que o animal ande.

Exemplos:

- Picar um touro.

- O cavaleiro picou o cavalo e saiu a galope.

Em sentido figurado, picar a mula significa ir embora, evadir-se, dar no pé.

Exemplos:

- Quando a confusão se iniciou, João picou a mula.

- Assim que começou o tiroteio, picamos a mula.

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário