Que é carma e que fazer ante os seus
efeitos?
ASTOLFO
O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@gmail.com
De
Londrina-PR
A
palavra carma [do sânscrito karman,
ação] significa, nas filosofias da Índia, o conjunto das ações dos homens e
suas consequências.
Descrito
e codificado pelo gramático Panini no século V a.C., o sânscrito é uma língua indo-europeia
do ramo indo-ariano na qual foram escritos os quatro Vedas. Ela se tornou, entre
os séculos VI a.C. e XI d.C., a língua da literatura e da ciência hindus, sendo
mantida, ainda hoje, por razões culturais, como língua constitucional da Índia.
Ensina
nosso principal léxico que o carma se liga às diversas teorias de
transmigração, e é por meio dele que se definem as noções de destino, do desejo
como força geradora da vida, e do encadeamento necessário, por força desses
dois fatores, entre os diversos momentos da vida dos homens.
Constituindo
o conjunto das ações da criatura humana, o carma de uma pessoa pode ser
positivo ou negativo. Ações boas e concordantes com a lei natural geram consequências
positivas. Ações más e contrárias à lei de Deus estabelecem, como é fácil de
entender, um carma negativo.
Existe,
contudo, além disso o que alguns estudiosos chamam de carmas imaginários, que
provêm de uma representação distorcida da realidade, na qual o homem amplia o
próprio sofrimento por falta de sensatez e de amor a si mesmo. A prática do
cilício, entre os hebreus, foi um exemplo disso. O indivíduo ingênuo acredita
que amplificando seus sofrimentos logrará diminuir as consequências naturais do
seu carma, na suposição de que uma maior quota de dor eliminaria uma dor futura
e o faria quite com a lei, o que não passa, evidentemente, de um equívoco.
A
lei de causa e efeito, ensinada por Jesus e esmiuçada na Doutrina Espírita,
estabelece que aquele que matar com a espada morrerá sob a espada, que a cada
um será dado segundo o seu merecimento e que na vida a semeadura é livre, mas a
colheita é compulsória.
Na
questão número 1.000 de “O Livro dos Espíritos” Kardec tratou do assunto quando
perguntou aos instrutores espirituais se podemos desde esta vida ir resgatando
nossas faltas. Os imortais responderam: “Sim, reparando-as”.
Na
sequência da resposta, disseram eles que não bastam, para o resgate das faltas
cometidas, algumas privações pueris e mesmo dotações pós-morte que algumas
pessoas costumam fazer nos seus testamentos. Deus não dá valor a um arrependimento
estéril, fácil, que nada custa. Somente por meio do bem é que se pode reparar o
mal.
Ao
arrependimento – ensina a Doutrina Espírita – é preciso ajuntar a expiação e a
reparação. Reunidas, são elas as três condições necessárias para apagar os traços
de uma falta e suas consequências.
O
arrependimento suaviza os travos da expiação e favorece a resignação – uma
força ativa que o Espírito de Lázaro define como sendo o consentimento do
coração. Mas somente a reparação, que consiste em fazer o bem àqueles a quem se
fez o mal, pode anular o efeito, destruindo-lhe a causa.
O
apóstolo Pedro ensinou-nos que a caridade cobre a multidão dos pecados,
conhecida frase que Divaldo P. Franco costuma exprimir de maneira ainda mais
clara e expressiva: “O bem que fazemos anula o mal que fizemos”.
O
pensamento equivocado de que viemos à Terra para sofrer deve, pois, ser
substituído por uma outra ordem de ideias, ou seja, a ciência de que a vida é
uma luta e não viemos ao mundo para sofrer nem para gozar, mas sim para vencer,
crescer, evoluir.
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Gostei muito da explicação!
ResponderExcluirabraço
stella