domingo, 3 de janeiro de 2021

 



As religiões ditas cristãs

e suas contradições

 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO

aoofilho@gmail.com

De Londrina-PR

 

Causou e continua causando alvoroço, especialmente nos Estados Unidos, a série de obras com que o professor Bart D. Ehrman vem questionando a autenticidade da Bíblia e sua origem supostamente sagrada.

Criado na Igreja Protestante, que professou durante grande parte de sua vida, ele deixou de formar nas fileiras do Cristianismo para tornar-se agnóstico, fato que explicou oportunamente em uma entrevista publicada pela revista Época nos seguintes termos: “... deixei a cristandade não por conta dos meus estudos históricos sobre a Bíblia, mas por não conseguir mais acreditar que poderia haver um deus no comando deste mundo cheio de dor e sofrimento”.

Em 2007, em discurso na Universidade de Stanford, ele reportou-se às inconsistências textuais do Novo Testamento. No ano seguinte, publicou o livro O Problema com Deus: As respostas que a Bíblia não dá ao sofrimento. Um ano depois lançou a obra Jesus, Interrupted, em que revela as contradições existentes na Bíblia, as quais, no seu entendimento, provam que esse livro não foi enviado por Deus à Humanidade, como pensam e dizem católicos e protestantes.

Para Ehrman, é possível destacar no Novo Testamento duas contradições.

A primeira:

O apóstolo Paulo diz que a pessoa chega a Deus apenas pela fé, e não pelo que faz. No capítulo 24 de Mateus, no entanto, lemos que as boas ações levam ao reino dos céus. “Essas duas visões – diz ele – são excludentes em um assunto determinante, que é a salvação.”

A segunda:

Há no livro visões diferentes sobre quem era Jesus. No evangelho de João, Jesus é Deus, mas nos textos atribuídos a Marcos, Mateus e Lucas não há nada sobre isso. No evangelho de Mateus fica claro que ele acredita que Jesus é um ser humano, e que é o Messias. “A Igreja – observa Ehrman – acabou juntando essas duas visões, de que ele é humano e divino, e criou um conceito que não está escrito nem em João e nem em Mateus.”

Percebe-se, à vista de tais ideias, como faz falta à compreensão da vida e dos textos bíblicos o conhecimento da Doutrina Espírita.

Em 1864, na introdução de seu livro O Evangelho segundo o Espiritismo, o Codificador do Espiritismo escreveu:

 

“Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia e dos autores sacros em geral só são ininteligíveis, parecendo alguns até irracionais, por falta da chave que faculte se lhes apreenda o verdadeiro sentido. Essa chave está completa no Espiritismo, como já o puderam reconhecer os que o têm estudado seriamente e como todos, mais tarde, ainda melhor o reconhecerão. O Espiritismo se nos depara por toda a parte na antiguidade e nas diferentes épocas da Humanidade. Por toda a parte se lhe descobrem os vestígios: nos escritos, nas crenças e nos monumentos. Essa a razão por que, ao mesmo tempo que rasga horizontes novos para o futuro, projeta luz não menos viva sobre os mistérios do passado.”

 

Negando a lei da reencarnação e ignorando o mecanismo da lei de causa e efeito, as religiões que se dizem representantes do pensamento cristão não oferecem aos seus adeptos meios para compreensão do que é a vida e de quais são os verdadeiros objetivos de nossa passagem pela Terra, com o que fica realmente difícil entender por que a dor e o sofrimento imperam no globo em que vivemos.

As questões levantadas pelo escritor americano já foram, no entanto, examinadas e equacionadas por Kardec há mais de 160 anos, e admira que notícias disso não tenham chegado ao conhecimento de pessoas como Bart Ehrman, a quem a chave do conhecimento espírita faria, indiscutivelmente, imenso bem.

Para saber mais sobre o pensamento de Bart Ehrman, leia o artigo Teria a Bíblia inspiração divina?, de Thiago Bernardes, clicando aqui

 

 

  

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

 

2 comentários:

  1. Estou lendo a obra "O que Jesus disse, o que Jesus não disse" e passei a ter certeza do desconhecimento do dr. Ehrman, acerca da Doutrina Espírita.

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo a obra "O que Jesus disse, o que Jesus não disse" e passei a ter certeza do desconhecimento do dr. Ehrman, acerca da Doutrina Espírita.

    ResponderExcluir