quinta-feira, 9 de junho de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Educar para a tolerância

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com


O resultado mais sublime da educação é a tolerância
. Helen Keller

 

Ninguém nasce intolerante. No entanto, condicionados por uma cultura que (ainda) estimula a guerra no lugar da paz, muitas vezes ignoramos pequenos conflitos norteados pela violência – e que ocorrem diariamente nos vários lares espalhados pelo mundo.

Maria Montessori tinha consciência de que todas as guerras derivam de uma primeira, entre o adulto e a criança, e que se desenrola teimosamente no lar ou na escola.

tolerância (ou a intolerância) é assimilada primeiramente na infância: pai, mãe, professores e os demais adultos que fazem parte do cotidiano da criança são guias fecundos para a construção de hábitos e crenças, respondendo pelo aprendizado dos valores relacionados à cultura da paz, principal elo com uma existência sadia e feliz.

Pessoas pacíficas e tolerantes incorporaram, desde cedo, a importância de exercitar a colaboração e de respeitar os demais – mesmo aqueles que não pensam como nós pensamos, que não gostam das coisas que nós gostamos.

A questão-chave para educar um ser humano inclinado à tolerância está implicada com o esforço de transmitir-lhe, desde a tenra idade, valores morais que são observados diariamente no ambiente doméstico, que precisa ser tranquilo, que necessita ser norteado pelos traços da amabilidade, coerência, comunicação, sem olvidar o respeito pelas diferenças – não são os próprios membros de uma família distintos em seus gostos e preferências?

Tudo começa em casa. É importante que o filho ou a filha cresça observando que os conflitos se resolvem através do diálogo amistoso, do uso de palavras ponderadas, e não de um convívio familiar rude, inflexível, violento.

A maioria dos eventos ocorridos na infância se perde no tempo. Mas o amor dos nossos pais, a maneira paciente como eles nos trataram cotidianamente, a atitude benevolente da professora, a amizade do colega de classe, a experiência da tolerância treinada com a família e a escola, tudo isso permanece conosco, permeando nosso modo de ser, nossos relacionamentos, esperanças e biografias.

O que é essencial transmitir à criança?

À medida que a infância é a fase dedicada à construção do caráter, como pais, professores, ou adultos que convivem com uma criança, todos nós devemos transmitir-lhe, com amor e perseverança, lições comprometidas com a tolerância – virtude indispensável à existência criativa e pacífica.

 

Notinhas

 

Qual é o significado de tolerância? A resposta está no artigo 1º, item 1.1, da Declaração de Princípio sobre Tolerância, da Unesco, aprovada em 16 de novembro de 1995, incorporada à Cultura de Paz: “A tolerância é o respeito, a aceitação e apreço da riqueza e da diversidade das culturas de nosso mundo, de nossos modos de expressão e de nossas maneiras de exprimir nossa qualidade de seres humanos. É fomentada pelo conhecimento, a abertura de espírito, a comunicação e a liberdade de pensamento, de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não só é um dever de ordem ética; é igualmente uma necessidade política e jurídica. A tolerância é uma virtude que torna a paz possível e contribui para substituir uma cultura de guerra por uma cultura de paz.”

Há ações simples que motivam o aprendizado da tolerância: procure, dentro de casa e fora de casa, ser exemplo de tolerância e empatia; conte à criança histórias ou situações de tolerância, narrando a ela casos simples em que as pessoas tratam o diferente de forma respeitosa, tranquila; incentive a criança a refletir sobre pessoas que maltratam outras só porque elas pensam diferente, pois esse exercício crítico traz à tona a importância da flexibilidade e da atitude solidária e harmoniosa no convívio social.

 

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Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo que integra um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise.

Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

  

 


 

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