segunda-feira, 7 de novembro de 2022

 



Tormentos da Obsessão

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 22

 

Damos prosseguimento ao estudo metódico e sequencial do livro Tormentos da Obsessão, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 2001.

Este estudo é publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

127. Em que condições Evaldo desencarnou?

Sob a justificativa da viuvez, Evaldo se afastou da vida que levava e refugiou-se em pertinaz depressão que passou a consumir-lhe as metas existenciais, a razão de viver e qualquer objetivo que o pudesse arrancar da penosa situação. Torturado pelo remorso, começou a perceber quanto a sua avidez contribuíra para a miséria de muitos seres humanos necessitados, os quais deveria defender e amparar através dos mecanismos políticos e da fé espírita que anteriormente esposara. Assim, tentando ocultar o drama, seu inconsciente começou a criar a teia vibratória que terminou por envolvê-lo, então sob o direcionamento do seu adversário espiritual. Três anos transcorridos após a desencarnação da senhora, sucumbiu em triste ruína humana, negando-se à alimentação e ao tratamento especializado, que, embora sob imposição vigorosa de outros familiares, não logrou arrancá-lo do abismo da consciência culpada ao qual se atirara com sofreguidão. (Tormentos da Obsessão, cap. 21 – Experiência incomum.)

128. Que situação Evaldo encontrou no plano espiritual?

Havendo desencarnado em deplorável estado mental e físico, e jugulado a uma estranha obsessão, Evaldo foi recebido por seu inimigo desencarnado, que o aguardara no pórtico da imortalidade, encarcerando-o nos fios vigorosos da própria urdidura mental e recambiando-o para o escuso recinto onde se homiziava. Ali, sob hipnose cruel, vergastou-o por mais de um decênio, após o que Evaldo foi transferido para o Sanatório Esperança, graças à intercessão de sua abnegada mãezinha. (Obra citada, cap. 21 – Experiência incomum.)

129. Desafio dignificante, a existência corporal deve ser encarada de que forma?

A existência corporal – que é, como sabemos, um desafio dignificante – deve ser vivida com elevação e respeito pelos postulados que facultam o crescimento interior no rumo da plenitude. Mas nem todos aqueles que se encontram mergulhados na neblina carnal dão-se conta do alto significado dessa concessão superior da misericórdia divina, até que adquiram a consciência de si mesmos, definindo-se, então, pela marcha ascensional sem estágios nos patamares de sombra e dor. (Obra citada, cap. 22 – Lições de sabedoria.)

130. Onde Eurípedes Barsanulfo, o fundador do Sanatório Esperança, residia?

Ele residia em área próxima do Hospital, e não em alguma das suas dependências. O local de sua habitação era uma espécie de bairro da cidade espiritual onde se localizava o Sanatório Esperança, com magnífico traçado urbanístico e rica paisagem luxuriante, na qual se experimentava a harmonia entre as realizações do espírito e o ambiente geral, produzindo refazimento e inefável bem-estar por toda parte. As residências encontravam-se ali bem distribuídas com expressivas dimensões e jardins que as uniam, tanto quanto largos espaços para encontros e convivência em grupos. (Obra citada, cap. 22 – Lições de sabedoria.)

131. É verdade que perto dali funcionava também um Educandário?

Sim. Em área próxima destacava-se um amplo edifício escolar, no qual se encontrava um dístico expressivo enunciando tratar-se do Educandário Allan Kardec. Fora esse educandário o modelo no qual Eurípedes se inspirou para erguer o seu equivalente em Sacramento no começo do século 20. Ali, em momentosos deslocamentos espirituais, ele vinha abastecer-se de energias e conhecimentos mediante desdobramento parcial pelo sono físico, para desenvolver novos padrões pedagógicos à luz do Espiritismo, vivendo grandioso pioneirismo em torno da educação. (Obra citada, cap. 22 – Lições de sabedoria.)

132. Que faixas etárias são atendidas pelo Educandário Allan Kardec?

Há no Educandário lugar para todos os níveis etários conforme os padrões terrestres, de modo que aqueles que desencarnam em diferentes idades, quando para lá são levados, dispõem de competente atendimento de acordo com suas necessidades. Para cumprir esses objetivos, o Educandário possui vários setores, que se iniciam no atendimento maternal, passando pelo jardim de infância e prosseguindo através da preparação primária, secundária e universitária. (Obra citada, cap. 22 – Lições de sabedoria.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 21 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/10/blog-post_31.html

 

 

  

 

  

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário