domingo, 27 de novembro de 2022

 



De volta à Casa Espírita

 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO

aoofilho@gmail.com

De Londrina-PR

 

No domingo passado – 20 de novembro – voltamos a participar presencialmente das atividades espíritas em uma Casa Espírita, dois anos e oito meses depois que os efeitos da pandemia da Covid 19 nos levaram ao isolamento recomendado pelas autoridades de saúde, um fato que certamente ninguém em nosso país ignora. (1)

Uma imensa alegria tivemos nesse retorno, que se deu na cidade em que agora moramos e numa instituição – o Centro Espírita Fé, Luz e Caridade, de Arapongas – em que havíamos proferido palestras sobre Espiritismo exatamente há 25 anos.

Rever alguns amigos de longa data, como o casal Jeanete e Pedro Garcia, contribuiu para a alegria a que nos referimos.

A Casa Espírita que agora passamos a frequentar dispõe de um salão de palestras bastante confortável e, logo aos fundos, uma ampla, agradável e bem arejada sala de passes, em que os médiuns se distribuem com ótimo distanciamento entre eles.

Quanto à psicosfera reinante na instituição nem é preciso falar, porque os que frequentam centros espíritas sérios e focados na proposta espírita sabem que neles encontraremos sempre a paz, o conforto espiritual e os esclarecimentos de que necessitamos para bem nos conduzirmos na vida.

Nas reuniões públicas em que iniciamos nossa participação, o trabalho é composto normalmente de duas partes. Na primeira, a palestra pública ou comentários sobre temas diversos à luz da doutrina espírita; na segunda parte, os passes realizados em sala à parte.

Sabemos que muitos vão a uma Casa Espírita em busca apenas do passe, e isso se dá porque nem todos os espíritas e, certamente, os simpatizantes do Espiritismo sabem o que ocorre efetivamente durante as palestras espíritas.

No capítulo Sexo e Responsabilidade do livro Trilhas da Libertação, obra mediúnica psicografada por Divaldo Franco, Manoel Philomeno de Miranda, referindo-se ao que se verifica normalmente em uma palestra pública, observou que em determinada noite, a convite do Mentor dos trabalhos, expressivo número de trabalhadores desencarnados, lúcidos e joviais, colaborava com o grupo espírita durante as explanações públicas, esclarecendo as companhias espirituais infelizes dos encarnados, afastando as mais rebeldes e encaminhando aquelas que se encontravam predispostas à renovação.

Tanto a palestra pública como o estudo – diz o autor espiritual – exerciam a função de psicoterapia coletiva para as pessoas presentes e os desencarnados. Em razão de os encarnados raramente manterem sintonia elevada e interesse superior por muito tempo, os Benfeitores espirituais se utilizavam da palavra do palestrante para centralizar-lhes a atenção e fazê-los concentrar-se.

Agiam então com extrema dedicação e, ao término, ainda sob a psicosfera saudável, realizavam algumas cirurgias perispirituais, separando mentes parasitas dos seus hospedeiros, refundindo o ânimo nos lutadores, apoiando as intenções saudáveis dos que despertavam, auxiliando, enfim, em todas as direções, mediante os recursos terapêuticos do passe magnético.

Vê-se, assim, que a atividade do passe, realizado em seguida às palestras públicas, acaba sendo um trabalho complementar, uma vez que a tarefa do socorro espiritual já é realizada durante a explanação doutrinária, o que explica por que as reuniões públicas em uma Casa Espírita séria calam fundo em nossos corações.

 

(1) Nosso afastamento das atividades presenciais na Casa Espírita em nada afetou a atividade que realizamos há muito tempo com respeito à divulgação espírita: diariamente, as edições do blog Espiritismo Século XXI; semanalmente, as edições da revista O Consolador; mensalmente, as edições do jornal “O Imortal” e os e-books publicados pela EVOC – Editora Virtual O Consolador.

 

  

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

Um comentário:

  1. Fico imensamente feliz com a notícia do retorno de vocês à casa espírita. Brevemente termino os exames de avaliação da saúde e pretendo retornar.
    Grande Abraço ao casal amigo.

    ResponderExcluir