segunda-feira, 21 de novembro de 2022

 



Sexo e Obsessão

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 1

 

Iniciamos hoje neste espaço o estudo metódico e sequencial do livro Sexo e Obsessão, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada originalmente em 2002.

Este estudo será publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

1. Qual é, segundo Manoel Philomeno de Miranda, o objeto desta obra?

Neste livro, Manoel Philomeno de Miranda faz um estudo cuidadoso sobre sexo e obsessão, baseado em fatos reais, que ele pôde acompanhar desde há vários anos. Esse é o objeto da obra cujo estudo ora iniciamos. Nela, o autor focaliza a vida e o comportamento de um sacerdote católico, o padre Mauro, que ainda se encontrava reencarnado na Terra, onde recebeu Espíritos que reencarnaram para resgates imperiosos e inadiáveis conforme se comprometeram na esfera espiritual. O seu lar de crianças deficientes hospedava inúmeras antigas vítimas suas, que lhe recebiam carinho e afeto, recuperando-se das alucinações que se permitiram, ele mesmo estando em processo de refazimento espiritual, avançando, porém, para os anos da velhice com paz no coração e com a consciência tranquilizada em razão do bem que vinha executando. (Sexo e Obsessão, prefácio de Manoel Philomeno de Miranda.)

2. Por que ao Espírito tanto faz reencarnar como homem ou como mulher? 

A razão disso é fácil de compreender. Como lhe cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhe proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganhar experiência. Aquele que só como homem reencarnasse apenas saberia o que sabem os homens. O sexo é departamento orgânico programado pela vida para a reprodução da espécie. Assexuado, o Espírito renasce numa como noutra polaridade, a fim de adquirir experiências e compreensão de deveres, que são pertinentes a ambos os sexos. A intrepidez masculina e a docilidade feminina são capítulos que dão ao Espírito equilíbrio e harmonia. Dessa forma, em uma reencarnação pode o Espírito tomar um corpo masculino e noutra um feminino, ou realizar um vasto programa de renascimento em um sexo para depois começar os processos experimentais em outro, sem qualquer prejuízo emocional para a sua estrutura íntima. (Obra citada, prefácio de Manoel Philomeno de Miranda.)

3. Que consequências podem resultar do sexo mal conduzido? 

O sexo mal conduzido, em razão do envolvimento emocional e das dilacerações espirituais que produz em outrem, como naquele que o utiliza mal, abre campo para terríveis conúbios obsessivos, ao mesmo tempo que, praticado de forma vil, atrai Espíritos igualmente atormentados e doentes que se vinculam ao indivíduo, levando-o a processos de parasitose terrível e de difícil libertação. Desvios sexuais, aberrações nas práticas do sexo, condutas extravagantes e desarticuladoras das funções estabelecidas pelas Leis da Vida, geram perturbações de longo curso, que não se recompõem com facilidade, senão ao largo de dolorosas reencarnações expungitivas e purificadoras. Tormentos da libido e da função sexual têm suas matrizes nos comportamentos anteriores que o Espírito se permitiu, quando, em outras reencarnações, abusou da faculdade procriativa, aplicando-a para o prazer exorbitante, ou explorou pessoas que se lhe tornaram vítimas, estimulou abortamentos e se permitiu experiências perversas e anormais, ou derrapou nos excessos com exploração de outras vidas. Todas essas condutas arbitrárias fixaram-se nos tecidos sutis do perispírito, impondo necessidades falsas, que agora os pacientes procuram atender, ampliando o complexo campo de problemas íntimos. (Obra citada, prefácio de Manoel Philomeno de Miranda.)

4. Quantos habitantes vivem na Colônia Espiritual Redenção? 

Mais de um milhão de habitantes desencarnados. Dela partem com muita frequência Espíritos comprometidos com o progresso da Humanidade em reencarnações desafiadoras, porque na Colônia Redenção se desenvolvem cuidadosos programas para a iluminação de consciências, não faltando os departamentos de assistência e socorro àqueles que retornam extenuados e desnorteados pelas vicissitudes e pelos insucessos que se permitiram. (Obra citada, capítulo 1: Compromissos iluminativos.)

5. Quando foi edificada a Colônia Redenção?

Ela foi fundada por Entidades nobres poucos anos antes da independência do Brasil, objetivando, de início, acolher os lutadores idealistas pela libertação da Pátria, os abolicionistas, os republicanos, inspirando-os na conquista das metas que abraçavam, sem que extrapolassem nos métodos de que se deveriam utilizar. Em consequência, graças à abnegação dos seus fundadores, entre os quais destacou-se a futura abadessa Joana Angélica de Jesus, que também seria mártir das lutas fratricidas, durante a independência do Brasil, na Bahia, desenvolvera-se com o apoio de iluminados heróis da fé e da caridade, que rumaram para a Terra oportunamente, contribuindo para torná-la menos inditosa, mais humanizada e melhor espiritualizada. (Obra citada, capítulo 1: Compromissos iluminativos.)

6. Entre os programas de libertação de consciências promovidos pela Colônia Redenção, qual, segundo o autor desta obra, teve primazia?

Teve ali primazia o labor de unificar os religiosos de diversas tendências e escolas de fé que mourejavam no plano físico, de forma que os escravos, que traziam os seus cultos animistas e as suas raízes africanistas, pudessem contribuir em benefício das propostas cristãs e doutrinárias que vieram da Europa civilizada. (Obra citada, capítulo 1: Compromissos iluminativos.)

7. De que modo a Colônia Redenção ajuda a comunidade encarnada?

De vários modos. Além de enviar Benfeitores espirituais à crosta terrestre para prestar atendimento direto aos enfermos do corpo e da alma, a Comunidade espiritual programou o nascimento de inúmeras Instituições devotadas à sociedade sob a bandeira do Espiritismo Cristão, de forma que se transformassem em escolas de educação moral e espiritual, como também de oficinas promotoras de ações enobrecidas e ambulatórios dedicados à saúde física, mental e comportamental que os desvarios obsessivos ultrajavam. Inúmeros trabalhadores da Colônia reencarnaram para servirem em uma dessas instituições, em que, nas suas reuniões práticas e de desobsessão, recebem atendimento e são tratados inúmeros Espíritos comprometidos com a retaguarda e que antes se compraziam na tenaz perseguição avassaladora contra os seus antigos algozes. (Obra citada, capítulo 1: Compromissos iluminativos.)

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário