terça-feira, 22 de novembro de 2022

 



A era do conhecimento

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

A era da crença distancia-se da era do conhecimento a cada amanhecer. Esta se fortalece enquanto aquela se enfraquece por suas próprias suposições. Com o desenvolvimento, aprofundamento, revelação, aceitação, entendimento, a era do conhecimento fundamenta os acontecimentos dando respaldo a cada ocorrência, a cada situação. Para tudo há o seu porquê. Para tudo há uma reação justa frente à ação realizada.

Tempos atrás, ainda um pouco mais, podia-se querer mascarar os acontecimentos; querer encontrar desculpas a ações indesculpáveis — até agora isso insiste em ocorrer infelizmente, porém já se deve enfraquecer —; podia-se querer atenuar as faltas e abrandar os desgostos, principalmente, cometidos por pessoas próximas; tantas outras vantagens sempre estão em processo de criação.

Sem dúvida, existem os despertos e os adormecidos; quero acreditar que o número dos despertos seja maior e, assim, percebo ainda o maior número de amparo, porém mais silencioso frente ao caos estridente da maldade e da ignorância insistida.

Quantas luzes estão pulsando diante de nós; quantas verdades mostradas de formas variadas; quanto apoio aos que desejam a realidade. A fé cega conduz, com venda, o incauto indivíduo à sua derrocada; duas vezes mais cegueira. A fé raciocinada, com coerência e nítidos passos, conduz o indivíduo à verdadeira vida. Querer ficar prostrado no campo do atraso, por orgulho, prepotência, ignorância escolhida, de fato, é uma opção inteiramente limitada. É tempo de renovação, entendimento e luz. É tempo de desenvolvimento e tantos meios existem para alcançá-lo basta querer despertar.

É como se o teto de um lar se recolhesse e o céu tomasse o seu lugar. O céu das revelações, da eternidade, do conhecimento e, embora o livre-arbítrio seja natural, o progresso do Planeta é imprescindível, isto é, independe de nossa vontade; há uma coordenação superior no Universo que prima por sua evolução. E como tudo está interligado, os fatos em um planeta podem repercutir seriamente em outros, o que despende completo cuidado e atenção.

Por certo, há muito a se conhecer e (quase) nada a se supor; a era agora é a do conhecimento, pois a da crença (suposição) já trouxe muito sofrimento e atraso estendido, incertezas e decepções.

Para toda questão, há sua resposta completamente descritiva e não, simplesmente, objetiva.

Que o nosso ser se regozije com essa era abençoada.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

  

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário