CINCO-MARIAS
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
Amar é abrir espaço para o que outro tenha presença. Ximena Davila
Em casa, no ambiente
doméstico, é possível ajudar o desenvolvimento da criança?
Como observadores da
criança, antes de mais nada, devem os pais compreender que tudo o que o filho
precisa é sentir-se visto, seguro, isto é, ver-se como uma pessoa digna e livre
para explorar o mundo… Sentenças como “você é bobo”, “você é tímido”, “você não
sabe”, “você nunca chegará a lugar nenhum” não são permitidas para aqueles que
querem ajudar a mente infantil edificar o rico trabalho de seu desenvolvimento.
A criança, segundo
Maria Montessori, se desenvolve através da experiência do ambiente, sob forma
de brincadeira: primeiro através da diversão e, em seguida, através do trabalho
– e sendo as mãos um caro instrumento da inteligência humana.
De acordo com uma
educação que considera a vontade e a atenção, os pais podem motivar o filho, e
desde pequeno, a participar das tarefas domésticas, mas sempre alerta para o
fato de que para cada idade há atividades que vão lhe favorecer as habilidades
e o complexo das faculdades psíquicas.
As crianças são
curiosas por natureza. Deixá-las explorar o entorno como quiserem (obviamente
sob supervisão), cooperando com as atividades que compõem a dinâmica familiar,
é pôr em prática um amor que educa – educa porque dá à criança um espaço que
acolhe, que escuta, no qual os pais se dão tempo para estar ali com ela,
ajudando-a a se tornar pouco a pouco uma pessoa que reflete, pergunta, faz, que
é autônoma e decide por si mesma.
Sugestão de tarefas
domésticas adequadas à idade da criança:
2 a 3 anos: arrumar
os brinquedos, arrumar sapatos, pôr o lixo no lixo, limpar pequenas
superfícies.
4 a 5 anos: fazer a
cama, pôr a mesa, arrumar roupas, limpar o pó, separar o lixo, regar as plantas.
6 a 8 anos: lavar
louça, pôr e tirar a mesa, arrumar as compras, pendurar roupa pequena, varrer.
9 a 10 anos: preparar
lanches, ajudar a fazer o jantar, fazer lista de compras, passear com o cão,
aspirar pequenas áreas, arrumar louça na máquina.
12 a 14 anos: arrumar
a cozinha, preparar refeições, fazer compras com uma lista, mudar lâmpadas,
limpar o banheiro, aspirar e limpar o carro, ajudar no jardim.
Notinhas
Os neurônios espelho,
os quais se localizam no lóbulo frontal, ajudam a absorver a informação do
entorno através dos sentidos. Isto foi descoberto por Maria Montessori por meio
da observação, e posteriormente confirmado pelas descobertas destes neurônios
especializados na imitação.
Segundo a concepção
de Maria Montessori, a educação começa desde o nascimento, mas deve ser
entendida no sentido de auxílio ao desenvolvimento infantil.
Crianças pequenas
podem realizar “tarefas de apoio”: usar o funil, colocar os guardanapos na
mesa, preparar biscoitos; modelar pãozinho, ajudar na jardinagem…
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da
consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP),
está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise. Ministra cursos e
palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo
e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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