quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Cooperar com a criança

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com



Amar é abrir espaço para o que outro tenha presença. Ximena Davila

 

Em casa, no ambiente doméstico, é possível ajudar o desenvolvimento da criança?

Como observadores da criança, antes de mais nada, devem os pais compreender que tudo o que o filho precisa é sentir-se visto, seguro, isto é, ver-se como uma pessoa digna e livre para explorar o mundo… Sentenças como “você é bobo”, “você é tímido”, “você não sabe”, “você nunca chegará a lugar nenhum” não são permitidas para aqueles que querem ajudar a mente infantil edificar o rico trabalho de seu desenvolvimento.

A criança, segundo Maria Montessori, se desenvolve através da experiência do ambiente, sob forma de brincadeira: primeiro através da diversão e, em seguida, através do trabalho – e sendo as mãos um caro instrumento da inteligência humana.

De acordo com uma educação que considera a vontade e a atenção, os pais podem motivar o filho, e desde pequeno, a participar das tarefas domésticas, mas sempre alerta para o fato de que para cada idade há atividades que vão lhe favorecer as habilidades e o complexo das faculdades psíquicas.

As crianças são curiosas por natureza. Deixá-las explorar o entorno como quiserem (obviamente sob supervisão), cooperando com as atividades que compõem a dinâmica familiar, é pôr em prática um amor que educa – educa porque dá à criança um espaço que acolhe, que escuta, no qual os pais se dão tempo para estar ali com ela, ajudando-a a se tornar pouco a pouco uma pessoa que reflete, pergunta, faz, que é autônoma e decide por si mesma.

Sugestão de tarefas domésticas adequadas à idade da criança:

2 a 3 anos: arrumar os brinquedos, arrumar sapatos, pôr o lixo no lixo, limpar pequenas superfícies.

4 a 5 anos: fazer a cama, pôr a mesa, arrumar roupas, limpar o pó, separar o lixo, regar as plantas.

6 a 8 anos: lavar louça, pôr e tirar a mesa, arrumar as compras, pendurar roupa pequena, varrer.

9 a 10 anos: preparar lanches, ajudar a fazer o jantar, fazer lista de compras, passear com o cão, aspirar pequenas áreas, arrumar louça na máquina.

12 a 14 anos: arrumar a cozinha, preparar refeições, fazer compras com uma lista, mudar lâmpadas, limpar o banheiro, aspirar e limpar o carro, ajudar no jardim.

 

Notinhas

 

Os neurônios espelho, os quais se localizam no lóbulo frontal, ajudam a absorver a informação do entorno através dos sentidos. Isto foi descoberto por Maria Montessori por meio da observação, e posteriormente confirmado pelas descobertas destes neurônios especializados na imitação.

Segundo a concepção de Maria Montessori, a educação começa desde o nascimento, mas deve ser entendida no sentido de auxílio ao desenvolvimento infantil.

Crianças pequenas podem realizar “tarefas de apoio”: usar o funil, colocar os guardanapos na mesa, preparar biscoitos; modelar pãozinho, ajudar na jardinagem…

 

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Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise. Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

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